Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO) o Projeto de Lei que prevê a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em espaços públicos no âmbito do Estado do Tocantins. O objetivo a propositura, de autoria do deputado Olyntho Neto (PSDB), é expandir o acesso as mulheres de baixa renda que tem dificuldades ou não tem nenhum acesso ao absorvente descartável, e muitas vezes por falta desses recursos ficam constrangidas, para comparecer em espaços públicos. É a chamada “pobreza menstrual”.

Segundo a proposta do deputado, muitas mulheres vivem em situação de vulnerabilidade e não têm condições financeiras para comprar absorvente todos os meses. Tramita na Casa de Leis projetos semelhantes abrangendo a distribuição em escolas públicas, postos de saúde, presídios e moradoras de rua. Porém a proposta de Olyntho é abranger para todas as mulheres.

"A nossa proposta é abranger todas as mulheres que necessitarem do absorvente gratuito. Estarão expostos em espaços públicos. Pois, o uso de materiais inadequados como jornal, papel higiênico ou tecidos e ainda a troca infrequente dos absorventes, por motivo de economia, podem trazer riscos para a saúde como infecções", diz o deputado no projeto.

De acordo com o parlamentar, quando sancionado, o projeto de lei deve beneficiar a população feminina, a terem o acesso aos absorventes higiênicos.