Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Henrique Lopes

Foto: Henrique Lopes

Um dos objetivos da visita de técnicos da Energisa na sede da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) na tarde da última sexta-feira, 23, foi ampliar as ações de cultura, estimular a produção artística local e fomentar o desenvolvimento de projetos ligados à arte, música, artesanato e preservação do patrimônio histórico cultural por meio da execução de ações integradas

Com foco em conjugar esforços para impulsionar projetos ligados à cultura, comunidades tradicionais e artesanato em todo o estado do Tocantins, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, recebeu o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alan Kardec Moreira, analista de Eficiência Energética. Analista de Domingos Júnior. Durante a reunião, os técnicos da Energisa abordaram sobre a destinação de aportes financeiros que podem ser utilizados para execução de projetos e a criação unificada de programas institucionais que visam fortalecer a cultura do Estado.

“Temos muitos interesses e total disposição em colaborar com o Governo do Estado, por meio da Adetuc, para implantar ações que irão ampliar o apoio à classe cultural. A Energisa quer ser uma das empresas protagonistas de incentivos culturais no Tocantins e esta união com a Adetuc permitirá diversos benefícios tanto na cultura, como no turismo”, ressaltou o Alan Kardec ao dizer que o papel da Energisa é ser uma empresa catalisadora para buscar outras parceiras que invistam na cultura e turismo local. 

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, evidenciou a importância das parcerias e destacou que os projetos que visam a disseminação da cultura tocantinense tendem a ser fortalecidos com o apoio de instituições como a Energisa. “Para nós do Governo do Estado é muito importante, pois com os recursos que são adicionados iremos expandir nossas ações junto às comunidades e toda a classe cultural. Hoje, a Energisa está presente em todo o Estado, pode ter a sua atuação ampliada com esse suporte e colaborar diretamente para essa transformação da cultura tocantinense”, completou.

Ainda durante a reunião, o presidente da Adetuc pautou o aumento da capacidade energética das regiões turísticas tocantinenses e a ampliação do atendimento da Energisa aos novos empreendimentos na região turística Encantos do Jalapão.