Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

A Comarca de Araguaína, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realizou na última sexta-feira (23/7), a primeira oficina virtual de Divórcio e Parentalidade. O encontro, que contou com expositores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), serviu como um instrumento para promover a harmonização e pacificação das relações familiares, auxiliando os pais a protegerem seus filhos dos efeitos danosos decorrentes do divórcio ou dissolução de união estável, reduzindo traumas causados pela reestruturação familiar e prevenindo crimes e atos infracionais.

Ao todo, 12 pais e mães, que estão em processo de litigiosidade intensa, participaram dessa edição. O coordenador do Cejusc da Comarca de Araguaína, juiz Deusamar Alves Bezerra, afirmou que realização da oficina na modalidade virtual, proporciona que ela seja levada para todas as comarcas do Tocantins. “A primeira oficina de Divórcio e Parentalidade foi um sucesso absoluto. Acredito que mesmo depois da pandemia, nós poderemos continuar realizando elas por meio desse sistema virtual”, disse.

O juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Márcio Soares da Cunha, participou da oficina e destacou que ela também ajuda a diminuir a litigiosidade e solucionar os eventuais conflitos decorrentes da questão patrimonial referente ao divórcio e da guarda dos filhos. “Ela torna a forma das partes de encararem esse processo mais fácil, deles próprios pensarem sobre aquele conflito e se recomporem em relação a isso, buscando uma solução e levando a um acordo”, frisou.

O juiz coordenador do Cejusc de Porto Nacional, Ciro Rosa de Oliveira, também participou do encontro e disse que a oficina foi muito proveitosa. “A oficina mostrou que os pais se separam, no entanto isso não significa que eles se tornam inimigos. Eu pude perceber que alguns dos pais ficaram bem conscientes e que a partir dessa oficina falaram que iriam deixar esses problemas de lado e buscar uma amizade para continuar educando os seus filhos com responsabilidade”, concluiu.

Depoimentos de pais e mães

“No começo eu estava desanimada, mas quando fui ouvindo a mulher explicando as coisas, vi que vários daqueles casos estavam acontecendo comigo. Então, gostei muito eu também vejo que não só meu ex, mas eu também tenho que melhorar muito com a educação dos meus filhos.” - Luana Mota.

“A oficina foi ótima, eu particularmente vi tudo com outra visão... a visão de uma vida melhor com a minha filha, sentindo no coração que dias melhores virão. Os condutores da oficina foram todos muito educados e explicaram do jeito certo, passando confiança.” – Raimundo Cassio Fernandes Silva.