Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Miranda

Foto: Marcos Miranda

As visitas técnicas periódicas às unidades penais são recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos profissionais que atuam na área. Assim, com este fim e com foco na melhoria contínua de ações voltadas aos trabalhos de reestruturação e reaparelhamento do Sistema Penal, o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Orleanes Alves, e o gerente de Administração e Operações do Sistema Penitenciário e Prisional da Seciju, Bionor Vaz Teixeira, estiveram no Complexo Penal de Cariri.

O objetivo da visita foi avaliar as dependências do Complexo Penal de Cariri, em especial da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins a fim de ampliar as ações desta unidade que é destinada ao cumprimento da pena em regime fechado. “Queremos ampliar o que já temos e melhorar aquilo que pode ser feito em prol de aumentar as chances de tornar a unidade uma referência nacional neste segmento que é o de ser fazenda agrícola penal”, explicou o superintendente.

O superintendente e o gerente do Sistema Penal foram recebidos pelo chefe da unidade Fazenda Agropecuária Penal, Paulo Sérgio Vieira de Souza, e pelo chefe de segurança, José Pereira. ”Na visita do superintendente vislumbramos a priori o funcionamento dos tanques de piscicultura e tentar conseguir um galpão para aumentarmos a produtividade da unidade. Queremos que a Fazenda tenha uma maior função social para o custodiado e também possa produzir para a sociedade”, argumentou o chefe da unidade.

Potencial agronômico

Atualmente, com 15 custodiados nas práticas laborais da Unidade, a Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins possui 24 alqueires de área total, 12 cabeças de bovinos e 40 de suínos, e tem grande potencial para abrigar e agregar projetos de avicultura e piscicultura, além de sistema de produção de hortaliças e um pomar com mais de 200 mudas frutíferas.

Seja parceiro desta Unidade Penal

Para participar de ações em prol de melhorias na Fazenda Agropecuária Penal, basta entrar em contato com a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional por meio do telefone ou no e-mail: depento@seciju.to.gov.br.