Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Agulha Cenas, realizará, em formato virtual, na próxima sexta-feira, 6, a partir das 19h, via canal do YouTube, a vídeodança Casulo.

De acordo com a organização do evento, Casulo é um vídeodança que transporta o público para uma experiência em que a imagem é o norteador de suas ações. O concreto se torna abstrato quando o físico se torna apenas registros do que foi um dia. Do Coletivo ao individual e a concretude abstrata. É tempo de voltar para dentro.

No tempo em que o isolamento social faz parte do cotidiano, a composição retrata a realidade vista pelo olhar de quem vive esse ponto de vista. O que antes parecia ser uma ou duas semanas de folga, passa a ser o cativeiro de seus próprios pensamentos, anseios, esperanças e descobertas de si. 

Esses questionamentos alimentam a investigação nos campos da linguagem cênica e da narratividade, para gerar um produto artístico que ressignifique o cotidiano como experiência estética, fator que a pandemia do Covid-19 e as medidas de isolamento adotadas, contribuem para o aprofundamento da vivência humana e o surgimento de discussões e iniciativas em outros formatos, como por exemplo o intercâmbio entre dança e audiovisual.

“O projeto Casulo chama atenção da importância da arte para a reflexão sobre as situações mais diversas vividas nesse período de restrição social, por conta da pandemia do novo coronavírus”, destacou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembrando que o governador Mauro Carlesse, incentiva e apoio projetos culturais desenvolvidos pelos artistas Tocantinenses.

O espetáculo Videodança Casulo, conta com a direção artística de Renata Souza, além de criação coreográfica colaborativa e elenco: Renata Souza e Elton Fialho; captação e edição: LookUpfilms; desing gráfico: Marcelo Caio, e contrarregragem: Daniel Mangaba.

O projeto de autoria da Agulha Cena foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura, com apoio do governo do Tocantins, por meio da Adetuc.