Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Imagem de casa destruída pelo fogo em ataque de pistoleiros

Imagem de casa destruída pelo fogo em ataque de pistoleiros Foto: Reprodução

Foto: Reprodução Imagem de casa destruída pelo fogo em ataque de pistoleiros Imagem de casa destruída pelo fogo em ataque de pistoleiros

A associação dos moradores do Acampamento Maria Bonita, localizado Fazenda Navarro - Gleba Anajá - na zona rural do município de Palmeirante, registrou um boletim de ocorrência relatando a continuidade das ameaças de supostos pistoleiros nos arredores do acampamento após o ataque que resultou na morte de uma pessoa e outras feridas no último dia 6.

O B.O. foi registrado na última sexta-feira, 13, e relata que ainda haviam pistoleiros nos arredores do acampamento pelo menos até o dia 9 de agosto. “Alguns autores foram presos, outros fugiram e continuam amedrontando os moradores do Projeto Assentamento Maria Bonita, como atirando para o alto, na sede do assentamento”, consta no documento.

A associação procurou a polícia para registrar o B.O. após a justiça determinar a soltura de um fazendeiro que havia sido preso pela Polícia Federal (PF) no último dia 12 durante uma operação que investiga o atentado ocorrido no acampamento no início do mês.

Apenas duas famílias permanecem acampadas no Lote 268. As demais haviam se mudado para casas de conhecidos e parentes em Palmeirante e cidades vizinhas após o atentado. A assessoria jurídica da associação informou que estava previsto o retorno das demais famílias ao local, mas nem todas fizeram isso ainda. “Algumas famílias já voltaram para o acampamento, outros não, porque continuam com medo”, informou.

Conflito

No atentado do último dia 6 de agosto, o lavrador Getúlio Coutinho dos Santos, de 54 anos, morreu vítima de disparos de arma de fogo. Os camponeses relataram que os pistoleiros armados e encapuzados chegaram ao local em uma caminhonete.

Após o conflito, a PF realizou a operação que resultou na prisão do fazendeiro Júlio Cesar Filho, Wanderlei Eduardo Silva e dois funcionários da família. Segundo a defesa dos fazendeiros, Filho, que foi solto na sexta-feira passada, reside em Brasília/DF e não possui antecedentes criminais.