Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Arraias reúne tradições culturais, história e belezas naturais

Arraias reúne tradições culturais, história e belezas naturais Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Arraias reúne tradições culturais, história e belezas naturais Arraias reúne tradições culturais, história e belezas naturais

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) continua a inventariação turística na região das Serras Gerais. Nesta terça-feira, 24, o trabalho teve início nos municípios de Almas e Arraias, respectivamente com apoio da gestão municipal e de estudantes do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias. A ação segue até 2 de setembro.

O Inventário da Oferta Turística envolve o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando o levantamento de demandas, a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Todas as informações coletadas no processo de inventariação serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT). A partir de dados confiáveis sobre a oferta turística regional, o levantamento poderá ser utilizado para consulta de estudantes, empresários e pesquisadores, ficará disponibilizado aos visitantes, planejadores e permitirá a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, lembra que esta é mais uma etapa da inventariação, que será levada aos 49 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Tocantins, dentro das sete regiões turísticas - Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Lagos e Praias do Cantão, Encantos do Jalapão, Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal. “O estímulo a geração de emprego e renda e partir do desenvolvimento turístico é uma das prioridades do governador Mauro Carlesse”, ressalta.