Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Capacita Araguaína está ampliando a formação técnica de moradores na zona rural e em alguns bairros, além de oferecer palestras e oficinas sobre empreendedorismo e cooperativismo. Acesso ao CadÚnico, emissão da Carteira do Idoso e cursos já beneficiaram 562 pessoas.

As capacitações na cidade, realizadas pela Diretoria de Políticas Públicas de Empregabilidade e Inclusão Produtiva e do Centro de Geração de Renda, em parceria com Instituto Anita Luiza, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e CCABA (Conselho Consultivo das Associações de Bairros de Araguaína), serão realizadas na sede do Instituto Anita Luíza, que fica no Setor Maracanã. Serão certificados na primeira etapa profissionais em operador de computador (67), costura (49) e pintura (14).  Mais 10 alunos iniciaram o curso de manicure e pedicure em junho. 

Na sede do CCABA, também está sendo realizado o curso de barbearia com 15 alunos. A moradora do Setor Universitário Cristiane Lustosa disse que busca nos cursos sua qualificação técnica. “Pretendo aumentar meu conhecimento através do curso de informática aqui no instituto para ganhar mais espaço no mercado de trabalho”.

Já o desempregado Miguel Alexandre Castro está planejando sua vida com o início do curso de barbearia. “É uma oportunidade de me inserir novamente no mercado de trabalho, pois estou desocupado e agora terei qualificação”.

Empreendedorismo

Além dos cursos, as qualificações incluem ainda oficinas e palestras com temas voltados para o empreendedorismo, finanças e até cooperativismo,  como modelo de negócios.  Essas ações atendem também moradores dos assentamentos como Rio Preto, Manoel Alves e Chaparral 2.

No Rio Preto, 16 moradores foram certificados com o curso de bordado e 28 alunos iniciaram capacitação em manicure e pintura em tecido. No Manoel Alves, 17 alunos começaram o curso de bordado.

Cooperativismo

O ciclo de palestras sobre cooperativismo tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores dos assentamentos. O gerente de desenvolvimento cooperativista do Sescoop/TO, Eduardo Pessoa, justificou que a ação é fruto de parceria com a Assistência Social do município e busca incentivar e desenvolver essa cultura nesses locais.

O presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Manoel Alves, Fernando Araújo, disse que a comunidade está sendo atendida quanto às solicitações. “O trabalho do município tem sido importante, hoje as equipes atendem nosso povo com os cadastros e as matrículas, vai beneficiar muito a comunidade”.

Compromisso com a zona rural

Para a diretora de Políticas Públicas, Empregabilidade e Inclusão Produtiva, Juliane Carneiro, a gestão tem sido muito humanizada nas comunidades rurais. “Levamos três cursos, inclusões e atualizações no CadÚnico, e inscrições para emissão da Carteira do Idoso. A gestão está bem próxima do campo”.

No Assentamento Chaparral 2, no último dia 27, quando 41 moradores participaram de palestra sobre cooperativismo, o prefeito Wagner Rodrigues reafirmou o compromisso em manter a defesa e garantir os direitos dos moradores. “Todo esse trabalho em execução e nossa presença constante na zona rural é para oferecer mais oportunidade para vocês”.