Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após solicitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), ocorreu nessa quinta-feira, 2, em Palmas/TO, reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) para debater em caráter de urgência o retorno das cirurgias eletivas no Tocantins. Também entrou em pauta um levantamento de problemáticas apontadas pelos secretários municipais de Saúde, relativas aos Hospitais Regionais.

Sobre o primeiro ponto debatido ficou acordado que no próximo dia 13 de setembro será apresentada ao COSEMS pela SES-TO, a programação da retomada das cirurgias eletivas e por onde elas serão iniciadas. Sobre o segundo, além das explicações dadas pontualmente pela SES, ficou acordado de que será realizada uma reunião no dia 23 de setembro entre diretores dos hospitais e secretários Municipais de Saúde.

Para o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, é muito importante levantar o debate sobre o retorno das cirurgias eletivas no Estado e também sobre melhorias para Hospitais Regionais. Ele reforçou que essa é uma demanda que vem sendo cobrada por diversos secretários municipais de Saúde do Tocantins.

“O nosso Conselho tem buscado promover discussões como esta, que vão beneficiar as gestões. Em inúmeras situações que dizem respeito às Secretarias de Saúde, não temos nos omitido, pois também somos protagonistas neste processo. Não podemos deixar de agradecer a equipe técnica da SES-TO, que sempre tem nos atendido e buscado o diálogo para resolvermos não só esta, mas várias situações”, destacou.

Participaram da reunião o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, o vice-presidente, Jair Pereira Lima, os diretores, Amilton Pereira Lopes, Lucione de Oliveira Negre, Ana Paula Abadia, Mariana Coelho, Cléber Flávio e Wilkey Lourenço, os conselheiros, Sinvaldo Moraes, Yatha Anderson, Laércio Batista, Israel Leite, o superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins, Luscleide Mota, a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES, Luiza Regina, a superintendente de Unidades Hospitalares Próprias, Elaine Negre, os representantes do Grupo Técnico de Retomada das Cirurgias Eletivas, José Guilherme (Riachinho), Luana Pereira (Nova Rosâlandia), Francisco Ronnivon (Araguacú/Cantão), Naymara Batista (Rio Sono/Capim Dourado), Anna Crystina (secretária-Executiva/COSEMS), e demais secretários(as) municipais de saúde. 

Leia também: Saúde informa plano para a retomada de cirurgias eletivas no Tocantins.