Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla

Foto: Josy Karla

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou na tarde desta terça-feira, 28, por meio de nota de esclarecimento, que devido à queda no número de casos da covid-19 no Tocantins, os leitos de UTI Covid-19 serão transformados em UTI convencionais. 

A SES esclarece que desde o início da pandemia tem trabalhado arduamente para garantir atendimentos dignos à população tocantinense e que o  Estado tornou-se, inclusive, referência para o Ministério da Saúde (MS) quando recebeu pacientes de outras unidades federadas, em colapso durante o pico pandêmico decorrente da Covid-19.

A SES destaca ainda em nota que a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), levada a efeito durante a pandemia, deverá ser mantida em todo o Estado, sem prejuízo à população assistida. Entretanto, segundo a SES, com a queda no número de casos, torna-se inviável sua manutenção nos atuais moldes - até mesmo pela falta de repasses por parte do MS. 

Hospital Regional de Porto Nacional

A SES enfatiza que a transformação dos leitos iniciará pelo Hospital Regional de Porto Nacional. Os 10 leitos exclusivos para tratamento de UTI Covid-19 - que estavam sob a administração da empresa Inmed Gestão, cujo contrato venceu em 27/09 e não foi renovado por desinteresse da contratada - passarão a funcionar como UTIs convencionais.

A SES esclarece, por fim, que está em processo de finalização dos trâmites burocráticos e legais - o que deverá ocorrer nos próximos 10 dias - visando garantir o funcionamento dos referidos leitos. "Importante frisar que eles garantirão a manutenção da ampliação dos serviços intensivos para os 13 municípios da Região de Saúde Amor Perfeito, a qual o Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) é referência", ressalta.