Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus (PABJ), José Luciano, participou de 6 a 8 de outubro, em Fortaleza/CE, juntamente com comitiva de gestores tocantinenses e outras autoridades, da ABAV Expo & Collab – uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina. Segundo ele, a experiência o motivou a lutar ainda mais pelo turismo em sua cidade. "Essa experiência foi muito gratificante. Saio daqui cheio de esperança para que a gente tenha na Região das Serras Gerais, no Tocantins, uma estruturaração do turismo de forma que melhore a vida da nossa gente", frisa. 

José Luciano conta que a Abav foi a oportunidade de conhecer toda a experiência turística no Brasil. "Com a presença de todas as agências de turismo, pessoas com expertise na área, e os governos de todos os estados, estados que já fazem turismo de forma muito forte, um turismo sustentável", afirma. 

Prefeito José Luciano na Abav Expo & Collab

Turismo Sustentável

Segundo o prefeito José Luciano, Ponte Alta do Bom Jesus, dentro da Região das Serras Gerais, é um município com muitos atrativos turísticos, no entanto, ainda dispõe de pouca estrutura - o que limita o avanço na área. O prefeito pretende implantar localmente o turismo sustentável. "Vim pegar essa experiência para levar o que há de melhor de turismo sustentável no Brasil para que a gente estruture o turismo sustentável em Ponte Alta do Bom Jesus. Para que a gente faça que o turismo seja uma mola propulsora economicamente e melhorar a questão social", afirma. 

A Abav 2022, segundo o prefeito José Luciano, acontecerá em Recife/PE. "E esperamos que a gente possa ter uma presença mais intensiva do nosso Estado", frisa. 

Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins montou stand no evento - que ocorreu de forma híbrida. A Abav reúne representantes do turismo de todo o Brasil. Foram 184 expositores presentes. 

Comitiva tocantinense na Abav

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, esteve presente no evento. Além dele e do prefeito José Luciano, participaram o prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira Gomes, Roberto César (de Lavandeira), Ney Nascimento (de Aurora do Tocantins) e Pastor João (de Mateiros), além de representantes do Sebrae/TO, empresários, secretários, servidores e técnicos dos municípios. O presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico e Economia Criativa do Estado do Tocantins (Adetuc), Jairo Mariano, também esteve presente. 

A missão tocantinense contou com o apoio do Sebrae/TO, prestando toda assistência necessária aos gestores, através do coordenador Antônio Cursino." Foi um importante apoio", ressalta o prefeito José Luciano. 

A comitiva deve retornar ao Estado neste sábado, 9.

Feira Abav

A feira é uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), com apoio da Secretaria do Turismo (Setur). O evento reúne 184 marcas expositoras durante três dias, com protocolo sanitário específico. Os visitantes usufruem de mais de 50 painéis e palestras na área de difusão de conhecimento e capacitação – a Vila do Saber. 

A Abav Expo acontece para valorizar e estimular a sustentabilidade e integração entre os segmentos, abrindo espaço para novas ideias, contatos, tecnologias, ferramentas e oportunidades de negócios que vão fazer a diferença para cada profissional, empresa e todo os ecossistemas turísticos.

Comitiva tocantinense na Abav Expo 2021