Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O fortalecimento do patrimônio urbanístico de Natividade foi destaque durante as comemorações dos 34 anos de tombamento da cidade localizada a 220 km de Palmas, conhecida por ser um dos maiores garimpos de mineração do Brasil Colônia, durante o Ciclo do Ouro. 

Evento organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comemorou o reconhecimento do Conjunto Arquitetônico Urbanístico e Paisagístico de Natividade (TO) como patrimônio cultural brasileiro.

Durante a solenidade, que ocorreu de forma híbrida, presencial e online, o superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Relmivam Milhomem, que na oportunidade representou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou as parcerias do Governo do Estado com o Iphan com foco na preservação e valorização dos bens culturais existentes em uma das cidades mais antiga do Estado.

"É uma satisfação participar desse momento tão importante. Natividade representa o Tocantins de uma forma única pelos seus aspectos culturais, artísticos, religiosos e arquitetônicos. Debater as novas propostas juntamente com os órgãos governamentais e a comunidade tem sido uma forma da Adetuc de pensar o fortalecimento e a preservação desse patrimônio do povo tocantinense”, ressaltou o superintendente.

A superintendente substituta do Iphan-TO, Cejane Pacini Leal Muniz, frisou que a responsabilidade pela preservação do patrimônio é compartilhada e o Estado tem tido um papel fundamental nesta manutenção. “A partir desse encontro pensamos novas estratégias para o fortalecimento desse patrimônio cultural e que ele seja valorizado pela comunidade e preservado para as gerações futuras”, destacou Cejane Picini.

A programação, que contou com exposições fotográficas, palestras e roda de conversa com o tema "Desafios para a preservação do Núcleo Tombado”, foi acompanhada por entidades públicas e privadas, além de representantes da comunidade. "Nós ficamos muito satisfeitos com a participação da Adetuc, pois é um reconhecimento da importância do patrimônio para o Estado do Tocantins. Estando aqui o Estado tem uma noção de toda a riqueza do patrimônio patrimonial para o Estado. As expectativas pelas ações do Estado, através dessa parceria, são grandes e estamos contentes com a esse encontro dos três níveis de governos junto com a comunidade”, afirmou a presidente da Associação Comunitária Cultural de Natividade, Simone Camelo, ao dizer que as ações podem ser realizadas em diversos setores da cultura e turismo.

A convite do secretário Sandro Henrique, após a reunião no posto fiscal, os representantes do fisco participaram da cerimônia de assinatura do governador, Mauro Carlesse, assinou o convênio do programa "Tocando em Frente”, no município de Talismã.