Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Mariana Ferreira

Foto: Mariana Ferreira

Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), através da Superintendência de Vigilância em Saúde, iniciou o 1º Seminário de Vigilância em Saúde do Tocantins. O Seminário é voltado aos profissionais de saúde, tendo como foco principal os gestores municipais e profissionais do sistema único de saúde.

O evento é realizado na modalidade virtual através da plataforma zoom, com transmissão simultânea pelo canal da SES/TO no YouTube, Saúde Tocantins, em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins.

“O objetivo maior deste seminário é mostrar para os gestores e profissionais da saúde que, independente do contexto atual pandêmico, é possível trabalhar as ações de prevenção e controle de doenças e agravos do território, em consonância com ações de prevenção e controle de uma pandemia. A Vigilância, ao longo dos anos, se firmou no Tocantins exatamente por trazer e capacitar toda sua rede com informações para execução para as ações”, explicou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Luscleide Nazareno Mota, exaltou a gestão pela organização da solenidade. “Parabenizo todos os gestores pela iniciativa e planejamento deste evento, visto a grande importância do trabalho de vigilância na saúde do Tocantins. Colocamos-nos à disposição para receber e apoiar as ações dos municípios e do Estado, para tornar o SUS cada vez mais eficiente”, disse.

O Seminário, que acontecerá até a quarta-feira, 27, iniciou com uma palestra magna com o tema “Vigilância em Saúde: desafios e perspectivas”, ministrada pelo Doutor Jarbas Barbosa da Silva Júnior, especialista em Saúde Pública e Epidemiologia, pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz, mestre em Ciências Médicas, pela Universidade de Campinas e doutor em Saúde Pública, pela Universidade de Campinas.