Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Google Earth

Foto: Google Earth

Os moradores das áreas próximas à nascente do Córrego Neblina poderão participar, na próxima segunda-feira, 8, às 14 horas, de uma audiência pública onde será discutida a implantação do Parque Nascentes do Neblina.

A audiência será realizada no Parque de Exposições Dair José Lourenço. Desde o último dia 20 de outubro, os moradores das áreas vizinhas ao futuro parque e à via que o circundará já estão sendo notificados e convidados a participar.

Além do Córrego Neblina, a bacia é composta pelos canais Água Fria, Planalto, Tibúrcio e Tanque, nascentes menores que deságuam no Neblina. A área de abrangência do Parque Nascentes do Neblina é composta por parte dos bairros Vila Couto, Bela Vista, Vila Norte, Maracanã e Universitário. Serão impactados, de acordo com o levantamento realizado pela UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto), os moradores de 326 domicílios.

“Na audiência pública, serão apresentadas as obras e as respectivas áreas impactadas. Além disso, o objetivo é orientar os moradores no que for referente à abertura de processos para possíveis indenizações para os casos de desapropriação parcial ou integral e também pelas benfeitorias”, explicou a gerente técnica ambiental da UGP, Jeniffer Durães.

Após as apresentações e orientações, será dada à comunidade a oportunidade de expor as demandas e tirar dúvidas referentes exclusivamente a essas obras, com todos os agentes envolvidos nesse processo.

Preservando a biodiversidade

O Parque Nascentes do Neblina será uma Unidade de Conservação (UC) fechada para o público, garantindo a proteção e conservação dos mananciais e da mata nativa, que funcionam como abrigo da biodiversidade ainda presente naquela região.

Sua implantação faz parte das obras do Projeto Águas de Araguaína, executado com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF), cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura aliado à preservação das nascentes.

Com área prevista de 277 mil metros quadrados, o Nascentes do Neblina trará uma série de benefícios ao município, como promoção do bem-estar com ganho paisagístico e de envolvimento da população no processo de proteção das áreas verdes, manutenção da qualidade do ar e do solo, despoluição do Lago Azul, diminuição dos riscos de enchentes, assoreamentos, incentivo à pesquisa e crescimento do conhecimento científico de áreas naturais e sua biodiversidade em zonas urbanas, valorização e reconhecimento ambiental com aumento da receita municipal através do ICMS Ecológico.

Águas de Araguaína

Além da implantação da Via Norte, que interligará todos os bairros ao centro, o projeto contempla uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.