Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto Força Mulher, implementado pelo Sebrae Tocantins, em 2021, já realizou mais de 140 turmas de capacitação, aplicando mais de 450 soluções de empreendedorismo e inclusão Produtiva. O projeto alcançou 100 dos 139 municípios tocantinenses, além de capacitação empreendedora, atua também na gestão de negócios, capacitação sócio-profissionalizante e articulação para acesso ao crédito e novos mercados, com estímulo à participação em feiras municipais e às compras públicas. O Sebrae já projeta a continuidade do programa para 2022, com a previsão de 180 soluções, o que garantirá que aproximadamente duas mil mulheres sejam atendidas em todo o Estado.

O Força Mulher consiste em estimular a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente as afetadas pela pandemia da Covid-19. “Em tempos de crise econômica, esse tema passa a ser prioritário e o Sebrae alia a sua expertise em empreendedorismo, à experiência dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos municípios, para ofertar um atendimento diferenciado de inclusão produtiva e de fortalecimento à economia local ", explicou a analista do Sebrae, Luciana Retes.

Marciana de Almeida, do município de Pium, pretende abrir um salão de depilação e destacou que a iniciativa do projeto foi o pontapé para tirar os planos do papel. “Quando comecei o curso não imaginava que ia me ajudar tanto e aprendi que não é tarde para eu começar. Agradeço à equipe do Sebrae e do Senac pela capacitação, que me proporcionaram aos 41 anos dizer que tenho uma profissão e isso vai mudar a minha vida”, comemorou.

Ao final do ciclo de capacitação realizada pelo projeto, as participantes receberão um kit para empreender, com equipamentos e insumos básicos necessários para a abertura de seu primeiro negócio. Isso só foi possível graças aos recursos destinados ao Estado pela senadora Kátia Abreu, no valor de R$ 1,5 milhão. “O Sebrae conseguiu, pela primeira vez, alocar recursos de emenda parlamentar para fomentar projetos de desenvolvimento de pequenos negócios no Tocantins e isso é um avanço para ações como essa”, ressaltou o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes.

Projeto Força Mulher

É uma ação inovadora ofertada pelo Sebrae Tocantins, visando preparar as mulheres tocantinenses para empreender, utilizando os seus talentos para gerar renda e melhor qualidade de vida. Os municípios interessados em participar do Força Mulher, a partir de 2022, devem aderir ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Tocantins, que aborda vários eixos de desenvolvimento e transformação do município. Neste mês de novembro continuam as Oficinas sócio profissionalizantes e o Ciclo de Gestão Empreendedora e em dezembro, haverá a Formatura do Projeto Força Mulher, com a certificação das mulheres e entrega dos kits, fechando com chave de ouro esta iniciativa transformadora.