Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Will Smith é um dos maiores astros do planeta, e uma das figuras mais poderosas de Hollywood. Com a vindoura estreia do filme que finalmente pode lhe render um Oscar, a cinebiografia King Richard: Treinando Campeãs, é um ótimo momento para relembrar os pontos altos de sua carreira e selecionar os melhores filmes de sua filmografia.

Confira abaixo, por ordem de lançamento, os filmes desse grande ator que você encontra na SKY TV.

Independence Day (1996)

Will Smith já havia se tornado um astro na TV com Um Maluco no Pedaço e começava a conquistar as plateias do cinema após o sucesso de Os Bad Boys, mas é mesmo com o arrasa quarteirões de Roland Emmerich que o mundo todo se rende ao talento cômico do astro. Perfeitamente escalado como um piloto falastrão e badass, Smith é o melhor elemento de Independence Day e, não por acaso, a péssima sequência tardia naufraga sem sua presença.

MIB: Homens de Preto (1997)

Navegando na onda do sucesso de Independence Day, Will Smith embarca em uma das melhores aventuras dos anos 90. Formando uma dupla memorável com Tommy Lee Jones para caçar alienígenas escondidos em Nova York, o timing cômico de Smith ajuda a fazer de Homens de Preto um blockbuster perfeito, e que ainda rendeu duas continuações muito boas - mas que não chegam aos pés do resultado brilhante do original.

Inimigo do Estado (1998)

Saindo um pouco da vibe cômica e pipoca do início de sua carreira, Will Smith se junta ao grande Tony Scott para um thriller de ação subestimado e que merece mais atenção. Na pele de um advogado que se mete em um escândalo de conspiração com poderosos no poder, o astro oferece uma performance intensa e desesperada, fazendo uma ótima dobrada ao lado de Gene Hackman, em um de seus últimos grandes papéis no cinema.

Ali (2000)

Quando começou a pegar papéis para ser levado a sério em Hollywood, Smith encarou um desafio gigantesco na cinebiografia de Michael Mann sobre Mohammad Ali, um dos maiores (se não o maior) boxeadores de todos os tempos. É um drama longo e épico que aborda as ligações de Ali com a política, e Smith é perfeito em capturar toda a persona, ego e inseguranças do ex-Cassius Clay, garantindo também sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Eu, Robô (2004)

Uma das adaptações de Philip K. Dick mais subestimadas dos anos 2000. Claro, o filme de Alex Proyas não é nenhum Blade Runner, mas garante uma aventura pipoca escapista bem divertida e repleta de bons momentos de ação, com Will Smith interpretando um detetive que precisa investigar um assassinato que, supostamente, teria sido cometido por uma das valiosas inteligências artificiais em um futuro completamente cyberpunk. Vale a visita e a redescoberta!

Hitch: Conselheiro Amoroso (2005)

Que saudades das comédias românticas estreladas! Hoje reduzidas a meras adições de catálogos na Netflix para servir de plataforma para astros, os anos 90 e 2000 foram ouro para o gênero. E é justamente com o divertido Hitch que vemos Smith bem à vontade e com um roteiro bem escrito, personagens carismáticos e, claro, uma ótima química entre o ator e até então desconhecido Kevin James - genuinamente engraçado como um empresário tímido, mas que adora dançar.

À Procura da Felicidade (2006)

Certamente um dos filmes mais emocionantes da carreira de Will Smith como ator. É sua performance mais sincera e convincente, já que atua ao lado do filho Jaden na história real de um vendedor desempregado e que enfrenta dificuldades ao perder seu lar. Uma tremenda performance de Smith, em um drama que é verdadeiramente comovente e bem dirigido por Gabriele Muccino. Pena que a dobradinha dos Smith não vingou depois no irregular Depois da Terra, de M. Night Shyamalan.

Eu Sou a Lenda (2007)

Por mais que muitos papéis dramáticos tenham destaque na carreira do ator, o suspense de ficção científica de Francis Lawrence traz a melhor performance da carreira de Smith. Na pele de um cientista que é o único sobrevivente no planeta após um vírus mortal, o astro oferece um trabalho meticuloso e sensacional, carregando o filme todo praticamente sozinho. Um excelente e eficiente thriller.

Hancock (2008)

Um filme bem interessante. Apesar de não ser uma obra perfeita ou que acerta todas as doses, Hancock estava bem à frente de seu tempo no que diz respeito a mostrar um super-herói com problemas pessoais e também de imagem pública. É uma boa performance de Smith, que também protagoniza boas cenas de ação e alguns elementos cômicos bem sucedidos. Em tempos onde The Boys conquista o mundo e a internet, a comédia de humor negro de Hancock merece uma reavaliação.

MIB: Homens de Preto 3 (2012)

Ok, já mencionamos a franquia de ficção científica aqui, mas o terceiro filme da saga merece uma menção especial. Quase 10 anos após o segundo capítulo, Barry Sonnenfeld aposta em uma reinvenção radical, enviando o agente de Smith de volta no tempo para contracenar com o jovem Tommy Lee Jones, interpretado brilhantemente por Josh Brolin. Não só é um filme tão engraçado como o primeiro, mas é também o mais emocionante e surpreendentemente, especialmente pela reviravolta envolvendo o personagem de Smith no desfecho.

Aladdin (2019)

Pode-se dizer que a maioria dos remakes em live-action da Disney ficam à grande sombra de seus originais animados. A versão de Guy Ritchie para Aladdin é uma dessas raras exceções, e muito disso se deve a Smith, perfeitamente escalado como a nova versão do Gênio da Lâmpada, iconizado por Robin Williams em 1997. Adotando um clima de comédia romântica com aventura cômica, Aladdin é um dos mais agradáveis filmes da Disney dos últimos 10 anos.

Bad Boys para Sempre (2020)

25 anos após a estreia do primeiro Bad Boys, que também serviu como seu grande debut como astro de cinema, é uma grande surpresa que Will Smith retorne com Martin Lawrence no melhor exemplar da trilogia de ação. O terceiro Bad Boys é um filme que amadurece e entende a dinâmica de seus protagonistas, acertando em cheio no humor inteligente, na ação criativa e, por incrível que pareça, até mesmo no drama existencial de seus protagonistas.