Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: João Neto

Foto: João Neto

A segunda edição do projeto “Eu, você e ISAC, juntos por uma vida melhor” foi realizada no setor Araguaína Sul. A iniciativa tem o objetivo de ofertar serviços de saúde essenciais à comunidade, contribuindo, assim, para a melhora da qualidade de vida na região.

A ação é resultado da parceria entre o ISAC - Instituto Saúde e Cidadania e as secretarias municipais de Saúde e de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína.

“Oferecemos serviços simples que, por falta de tempo ou por desconhecimento mesmo, a população acaba deixando para depois. Nossa intenção foi instruir a comunidade sobre a importância da realização regular desses exames básicos”, explicou Adriano Rocha, gerente de Enfermagem do ISAC em Araguaína.

Do campo direto para o consultório

A quadra da feira coberta do setor Araguaína Sul recebeu dezenas de crianças e pais do projeto social de futebol da Prefeitura de Araguaína. A tarde foi de muito aprendizado sobre os cuidados com a saúde.

Cada um dos jovens levou pelo menos uma picadinha no dedo durante o teste de glicemia. Eles também passaram pelo exame de aferição da pressão arterial e cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal e receberam orientações sobre a forma correta de escovar os dentes, lavar as mãos e a importância da alimentação saudável.

(Foto: João Neto)

O Isaquinho, representante visual do ISAC, marcou presença no evento, mostrando para as crianças que passar por exames médicos pode ser divertido.

Os adultos também foram beneficiados e participaram de um bate-papo sobre os perigos do câncer de próstata.

“Foi bem instrutivo na verdade. Acabei recebendo informações que desconhecia sobre esse tipo de câncer. Eu, com certeza, tomarei meus cuidados e nunca que eu vou deixar de fazer o exame por causa de preconceito”, destaca Júlio Alves Cavalcante, instrutor do projeto da escolinha de futebol do Araguaína Sul.

Todo mundo ajudando

Participaram da ação os profissionais da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, HMA – Hospital Municipal de Araguaína, Hospital Municipal de Araguaína – Unidade Covid-19 e AME – Ambulatório Municipal de Especialidades.

As quatro unidades são gerenciadas pelo ISAC e custeadas pela Prefeitura Municipal de Araguaína. No caso da UPA Anatólio, além do custeio por parte do Município, a unidade também recebe recursos do Governo Federal.

Na primeira edição do projeto, em outubro, o ISAC ofertou serviços de saúde à comunidade em uma tenda montada na Avenida Via Lago.