Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Homem-Aranha muito provavelmente é o herói mais popular da Marvel e ele certamente ajudou muito a iniciar todo o movimento cinematográfico voltado a esse gênero que hoje domina as telas dos cinemas.

Com a estreia de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa nos cinemas do mundo inteiro nessa semana, é uma excelente oportunidade para revisitar todas as obras do Aracnídeo já lançadas para as telonas.

Contando com ao menos oito longas metragens de alto orçamento, elencamos do pior ao melhor filme já estrelando o personagem como protagonista. E o melhor de tudo é que você encontra todos com os pacotes SKY.

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Mesmo com boas reações ao primeiro filme da nova fase do personagem interpretado na época por Andrew Garfield, a recepção ao segundo filme, em geral, foi bastante decepcionante.

Contando com vilões como Rhino, Duende Macabro e Electro, o excesso de personagens e ritmo apressado acabou prejudicando bastante o desenvolvimento da narrativa que ainda tenta adaptar um dos arcos mais famosos do personagem. Embora seja visualmente incrível até hoje, o longa certamente é o mais fraco já feito pela Sony até agora.

Homem-Aranha: Longe de Casa

Esse aqui é polêmico em estar em uma posição baixa, mas em geral o filme tem uma narrativa para lá de decepcionante e só firma uma boa ideia que será explorada agora em Sem Volta Para Casa.

Na segunda aventura de Tom Holland como o Teioso, Peter Parker tira férias na Europa em uma excursão com a turma da escola, porém diversos elementais surgem para tirar sua paz e chances de romance com MJ. No meio disso tudo, ainda tem que lidar com um novo herói chamado Mystério que guarda mais segredos do que ele imagina.

O Espetacular Homem-Aranha

A partir desse ponto da lista, não dá para dizer que temos filmes ruins ou medíocres com o personagem. Se tratando da estreia de Andrew Garfield como Homem-Aranha, o filme não faz feio apesar de não conseguir chegar perto da grandeza e originalidade da trilogia original cunhada por Sam Raimi.

Aqui, temos novamente a mesma história de origem sobre como o nerd isolado Peter Parker acaba se tornando o herói mais legal da vizinhança com seus poderes de aracnídeo. Entretanto, o vilão da vez é o Lagarto enquanto o romance fica com Gwen Stacy, considerada pelos fãs como o grande amor da vida de Parker.

Homem-Aranha 3

Muito famoso pelos memes, Homem-Aranha 3 provou ser tão bom quanto vinho: melhor apreciado depois de alguns anos de seu lançamento em 2007 cuja recepção não foi muito favorável.

Fechando a trilogia de Sam Raimi em parceria com Tobey Maguire, o filme explora o lado mais sombrio de Peter Parker ao ter contato com um alienígena simbionte vindo do espaço. Depois de conseguir se livrar desse parasita que destrói sua vida aos poucos, Parker precisa reconquistar tudo o que perdeu enquanto tem de lutar contra os vilões Homem-Areia e o novo Duende Verde, além do novo e perigosíssimo Venom.

Homem-Aranha: De volta ao Lar

Mesmo não se tratando da estreia de Tom Holland como o personagem - isso acontece em Capitão América: Guerra Civil no qual o atual Homem-Aranha do Universo Cinematográfico da Marvel faz parte, é o primeiro filme da nova trilogia do Aracnídeo.

Nessa aventura, acompanhamos mais da fase escolar de Peter Parker e de seus primeiros amores, tentando conciliar as obrigações de adolescente com a vida de combater o crime diariamente.

Também sob a tutela do Homem de Ferro, a vida de Peter começa a mudar quando um antigo funcionário de Tony Stark decide fazer justiça com as próprias mãos se tornando o Abutre. Com o inimigo mais perto de onde ele menos imagina, Peter acaba descobrindo novos dilemas e desafios na sua jornada como super herói.

Homem-Aranha

A Era de Ouro dos filmes de quadrinhos pode ter começado com a estreia de X-Men em 2000, mas sem dúvidas o filme mais responsável por alavancar a indústria e colocar em outro patamar foi o Homem-Aranha de Sam Raimi que arrebatou os cinemas mundiais em 2002.

Sendo acessível tanto para crianças e adultos, mantendo uma aura de aventura e tensão constante, o primeiro filme da franquia ainda é uma verdadeira obra-prima do gênero. Trazendo toda a trágica história de origem de Peter Parker, interpretado com louvor por Tobey Maguire, o filme é competente tanto em evoluir o personagem quanto explorar diversos escopos secundários da narrativa.

Após se tornar o Homem-Aranha, Peter procura defender a cidade e seus familiares e amigos da mais nova ameaça que atinge Manhattan: o misterioso e letal Duende Verde cuja identidade também promete abalar as estruturas emocionais do herói.

Homem-Aranha no Aranhaverso

Sendo uma das melhores animações da história recente do Cinema que chegou até mesmo a conquistar o Oscar da categoria, Homem-Aranha no Aranhaverso poderia facilmente liderar o topo do ranking dessa lista, mas está no mesmo nível que o indiscutível e favorito Homem-Aranha 2.

Focado na história de MIles Morales que se torna Homem-Aranha em um momento muito propício em sua vida, o herói rapidamente descobre que a vida de vigilante é mais complexa do que ele imaginava, mas tudo se torna um verdadeiro caos quando descobre que existe uma infinidade de universos paralelos: cada qual com seu próprio Homem-Aranha.

Sob a tutela de um Homem-Aranha mais experiente vindo de outra dimensão, rapidamente os dois recrutam mais Aracnídeos para salvar seus universos de colidirem em um experimento maléfico.

Homem-Aranha 2

Como não poderia deixar de ser, Homem-Aranha 2 segue no topo da franquia. Uma obra-prima de Sam Raimi que mostrou o quão expansivo e dramático pode ser o personagem em uma tela de cinema.

Explorando a fundo temas complicados que sempre assombram a história de Peter Parker e todos os sacrifícios envolvendo responsabilidade, o filme já foca no começo da vida universitária do herói que se torna amigo do professor Otto Octavius.

Porém, quando uma demonstração de um experimento revolucionário de Otto dá errado e ele acaba se fundindo à uma máquina mortal se tornando o temível Dock Ock, cabe novamente à Peter Parker deixar seus sentimentos de lado para conseguir proteger a cidade de Nova Iorque e todos que ama de uma nova ameaça mortal.