Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Após registro de caso de mormo em um cavalo no município de Araguaína, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) publicou a Portaria nº 389 no Diário Oficial dessa terça-feira, 21, que trata da suspensão de eventos equestres e aglomerações de equídeos naquele município, que se junta a Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis na situação foco. Consequentemente, os municípios que fazem divisa com os citados, num total de 18, estão suspensos todos os eventos abertos, a exemplo de cavalgadas e tropeadas. O Tocantins, de janeiro até o momento, registrou 22 casos positivos.

As medidas seguem a Instrução Normativa nº 06, de 16 de janeiro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aprova as normas de controle e erradicação de mormo. “O animal passará por eutanásia, pois a doença não tem cura, os demais que estão na propriedade rural foco e nas vizinhas passarão por saneamento, que consiste na colheita de material dos equídeos para investigação da enfermidade, entre outras ações”, explica a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso.

Os Municípios limítrofes que têm restrições para realização de eventos abertos são: Pau d’Arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeirante, Pium, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Monte Santo, Chapada de Areia, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Aragominas, Carmolândia, Piraquê e Wanderlândia.

Prevenção

Não existe vacina e nem tratamento para o mormo. A principal forma de prevenção é o produtor rural realizar os exames regularmente, já que a validade é de 60 dias, exigi-los ao comprar um animal e evitar que os seus equídeos tenham contato com outros sem comprovação negativa de mormo. No caso de suspeita da enfermidade, o produtor rural deve isolar o animal e comunicar imediatamente as unidades da Adapec presentes em todo o Estado ou ligar gratuitamente no 0800 063 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

A Adapec conta com 23 barreiras fixas nas divisas do Estado e mais 13 barreiras volantes para atuar na fiscalização das áreas animal e vegetal.

Mormo

Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). É uma zoonose, portanto pode ser transmitida ao homem. Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

Tags: Adapec, Mormo, campo