Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A franquia Harry Potter se estabeleceu como uma das principais e mais importantes do mundo do entretenimento. Angariando fãs até hoje e garantindo novas produções com a saga derivada Animais Fantásticos, ainda há muito espaço para as icônicas histórias do bruxinho se consagrarem por anos a fio.

Comemorando os 20 anos da saga, desde a estreia de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a Warner lançou um documentário muito especial e extremamente bem produzido reunindo inúmeros integrantes do elenco e produção dos filmes para comentarem histórias inusitadas, curiosidades e muito apego afetivo por essa fase tão marcante para todos os profissionais.

Enquanto Harry Potter: 20 Anos de Magia - De Volta à Hogwarts está na HBO Max, surge a oportunidade perfeita de maratonar todos os ótimos filmes da saga através do telefone SKY. Por isso, ranqueamos todos os filmes principais, do “pior” ao melhor, para aproveitar essa nostalgia.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Apesar de toda a franquia Harry Potter não contar com um filme verdadeiramente ruim, A Ordem da Fênix talvez seja o mais fraco dentre todos os oito. Marcando a estreia do diretor David Yates na saga, diretor que permaneceu até o encerramento da história de Harry, A Ordem da Fênix encara inúmeros desafios sendo um deles a dificuldade de adaptar o tomo massivo do maior livro da saga escrita por J.K. Rowling.

Se tratando do verdadeiro primeiro embate entre Harry e Voldemort, após conseguir recuperar sua forma física, é surpreendente o quão pouco de tempo é dedicado a esse encontro definitivo.

Embora o longa tenha um clímax excelente envolvendo as profecias sobre o protagonista e conte com Dolores Umbridge, uma das melhores vilãs da saga, A Ordem da Fênix peca por um diretor que ainda tenta encontrar seu próprio estilo na franquia.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Apesar dos livros de J.K. Rowling já terem sido um sucesso de vendas na época do lançamento, ninguém esperava o tamanho da proporção que a saga teria após a estreia de A Pedra Filosofal em 2001.

Sob o comando de Chris Columbus, o filme calcou fantasticamente o gênero de fantasia e estabeleceu firmemente todas as regras e vasta mitologia da franquia dos livros para as telonas. Apesar de um tanto envelhecido pelos efeitos visuais datados, ainda se trata de um filme excelente sobre uma história de origem icônica.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

O único filme do cineasta Mike Newell também é o único que tem uma aura própria e extremamente particular, como se fosse um filme à parte na saga. Adaptando um dos livros mais difíceis, mas mais divertidos, O Cálice de Fogo traz todas as aventuras do Torneio Tribruxo em Hogwarts.

Trazendo o trio Harry, Rony e Hermione cada vez mais maduros, o filme eleva ainda mais a atmosfera sombria ao trazer elementos brutais, tensos e perigosos que a trupe enfrenta chegando ao primeiro conflito máximo com Voldemort ao estabelecer com louvor como se trata de um duelo entre varinhas - um recurso visual que permaneceu na saga para sempre.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

Pioneiro em dividir uma adaptação de um último livro em duas partes para grandes franquias cinematográficas, a primeira parte de As Relíquias da Morte é um filme diferenciado por si só.

De ritmo vagaroso, drama pungente e poucas cenas de ação, o longa conquista a atenção dos espectadores ao mostrar algo inédito: os protagonistas totalmente desamparados em uma busca quase impossível para encontrar as Relíquias da Morte.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

O filme visualmente mais belo da franquia, cortesia da cinematografia de Bruno Delbonnel, traz também um David Yates mais à vontade em adaptar este que é um dos livros mais explosivos e repleto de revelações importantíssimas da saga.

Traumático e um tanto violento, O Enigma do Príncipe também traz momentos de leveza impecáveis, conseguindo também contar com a cena mais engraçada de toda a franquia. Se tratando do último filme escolar da saga, Yates se preocupa em tornar toda a experiência nostálgica enquanto trabalha as revelações perturbadoras sobre o passado de Voldemort e como ele está intrinsecamente ligado à existência de Potter.

Harry Potter e a Câmara Secreta

Se Columbus já havia criado uma identidade praticamente perfeita em A Pedra Filosofal, aqui em A Câmara Secreta, ele eleva tudo a um outro nível. Trazendo uma narrativa de investigação de detetive contra uma versão atenuada de um serial killer, o filme já se distingue do primeiro em seu tom, um pouco mais sóbrio e perigoso.

Trazendo criaturas fantásticas que deixam o universo da saga ainda mais mágico e momentos extremamente memoráveis, essa é uma das melhores aventuras do trio de amigos bruxos que ainda consegue conversar muito bem com o público infantil.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

O final explosivo da saga, uma culminação de eventos de uma década cinematográfica que marcou profundamente a geração que cresceu ao lado dos personagens. Após os eventos da primeira parte de Relíquias da Morte, o trio está desolado com uma fatídica tragédia que deve encorajá-los a seguir na busca das Relíquias para conseguirem derrotar Voldemort de uma vez por todas.

Em um filme que simplesmente não tem pausas para respirar, a ação acontece do início ao fim, com Harry e sua trupe arquitetando um plano para retornar à Hogwarts e causar, literalmente, uma nova guerra civil entre os bruxos no embate final entre os que acreditam no Menino que Sobreviveu contra os defensores da maldade e trevas comandadas por Voldemort.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O primeiro e único filme de Alfonso Cuarón na saga, sendo o primeiro diretor a substituir Chris Columbus, O Prisioneiro de Azkaban reflete uma mudança tão drástica tanto visualmente quanto em seu tom que, em primeiro momento, parece um filme alheio ao conjunto total da obra de oito filmes.

Entretanto, a mudança súbita é necessária, afinal os riscos e perigos se tornam ainda mais reais aqui pontuando também a entrada dos protagonistas na adolescência tanto na vida real quanto no mundo mágico da franquia.

Apresentando o conceito de viagem no tempo e contando com dois clímaces, o filme é um verdadeiro espetáculo tanto na qualidade de sua história como nas inúmeras novidades apresentadas, além da primeira aparição de um dos personagens mais amados pelos fãs: Sirius Black. É um filme imperdível que seguirá por anos a fio no topo de qualquer ranking pela sua qualidade inquestionável.