Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A realeza britânica é secular e inspira fascinação no público ao redor do mundo desde o começo da popularização da sua existência. Após a conquista e unificação de toda a nobreza e territórios do Reino Unido no século X, é iniciada a dinastia da Família Real Britânica, muito embora a atual dinastia da Casa Windsor só inicie no século XX com a ascensão do Rei George V ao poder. 

Passando por inúmeros monarcas, escândalos, guerras e marcos, é notável como a realeza e a monarquia tenham sobrevivido no Reino Unido enquanto diversos outros países sofreram revoluções absolutas, exterminando suas realezas para encontrar novas formas de governo. 

Dessas grandes figuras notórias da História Britânica, diversas personalidades e também acontecimentos tiveram suas vidas adaptadas para as telas com filmes e séries. Com a chegada de Spencer nos cinemas nesta semana, trazendo mais um retrato sobre um momento crucial na vida da Princesa Diana, separamos algumas das melhores histórias que você pode conferir na SKY TV.

Elizabeth

Trazendo a excelente Cate Blanchett como a protagonista Rainha Elizabeth I, o filme mostra todos os imbróglios que a monarca teve que encarar na sua ascensão ao poder após a morte inesperada de sua irmã mais velha, a Rainha Mary I. 

Sendo uma das monarcas mais prolíficas da História da Grã-Bretanha, Elizabeth teve que aturar a corte traiçoeira que não se conformava com a morte de Mary e que trabalhava incessantemente para sabotar Elizabeth. 

Seu início de reinado também marca as dificuldades que Elizabeth encontrou ao sustentar as perseguições aos protestantes que Mary I havia iniciado. O longa de 1998 foi tão bem sucedido e marcante que acabou rendendo uma sequência em 2007 com Elizabeth: A Era de Ouro.

O Discurso do Rei

Conquistando 4 Oscar e também lançando o diretor Tom Hooper como um dos principais artistas dos anos 2010, O Discurso do Rei traz um retrato peculiar e muito interessante sobre o Rei George VI, o pai da Rainha Elizabeth II em seus primeiros anos de reinado. 

Extremamente ansioso, George VI sofria de uma gagueira violenta e nervosa. Com o Reino Unido se lançando na Segunda Guerra Mundial, a voz do monarca era a mais necessária para motivar suas tropas no campo de batalha e atualizar a população sobre as novidades da guerra. 

Motivado pela mulher, George encara seus maiores medos e procura o prestigiado fonoaudiólogo Lionel Logue na surdina para ter aulas a fim de diminuir sua gagueira. O resultado é o nascimento de uma importante amizade que originou o sustento da voz de uma nação inteira. 

The Crown

O maior sucesso da Netflix até hoje em sua produção mais onerosa, The Crown conta atualmente com quatro temporadas e duas trocas eficazes de elenco. Ambiciosa por si só, a série busca contar em minúcias toda a vida da Família Real Britânica desde a ascensão da Rainha Elizabeth II até a morte de Lady Di. 

Servindo como um retrato histórico valioso e bastante fiel aos acontecimentos dos bastidores da monarquia, a série atravessa eras partindo dos anos 1940 até os 1990 trazendo narrativas fascinantes das relações interpessoais entre a própria família, da chegada de novos primeiro-ministros e das inúmeras polêmicas que os Windsor enfrentaram ao longo de todo o reinado de Elizabeth. 

De elenco marcante, ótima direção e narrativa brilhante, The Crown provavelmente é a melhor obra listada nesta seleção. Imperdível.

A Rainha

De 2006, o sucesso de A Rainha só consegue ser equiparado com The Crown. Na época de seu lançamento, só se falava sobre a qualidade extrema do filme, além de todo o favoritismo certeiro que acabaria rendendo o Oscar de Melhor Atriz para Helen Mirren. 

O filme adapta as semanas mais tensas que a Rainha Elizabeth II teve que encarar em seu reinado: as que sucederam a morte inesperada e trágica de Diana Spencer, a Princesa de Gales e ex-mulher do Príncipe Charles. 

Relembrando de uma convivência extremamente difícil com Diana, Elizabeth II se vê obrigada a ter de reconhecer a popularidade massiva que a princesa havia conquistado entre o público, tendo que engolir o próprio orgulho para cumprir todas as solenidades necessárias e notar a necessidade de modernizar a realeza mais uma vez.  

Os Tudors

Muito antes de The Crown virar um dos principais fenômenos televisivos da História, foi a vez de Os Tudors agitarem as telas com suas quatro elogiadas temporadas. Focada no reinado completo do polêmico Henrique VIII, a série traz não somente as principais conquistas e mudanças que ocorreram na Grã-Bretanha, incluindo a reforma protestante, mas como os maiores segredos da monarquia da época. 

Fiel aos eventos históricos realizados através de muita pesquisa, Os Tudors também aborda a questão sempre complexa das seis mulheres que marcaram a vida do monarca, incluindo a traição e morte da polêmica Anna Bolena, até hoje uma figura controversa dentro da história britânica que revela o melhor e o pior de Henrique VIII como ser humano. 

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Um dos filmes mais recentes da lista é justamente Victoria e Abdul que traz Judi Dench interpretando uma das monarcas mais populares de todas as dinastias britânicas. Focada em uma história nem tão conhecida, o drama aborda a amizade incomparável que atravessou fronteiras de racismo e preconceito entre Victoria e seu confidente Abdul, um estudioso indiano que acaba virando assistente da rainha já no final de sua vida. 

Ainda que foque muito mais na figura de Victoria, o longa traz essa história controversa que certamente era um dos maiores escândalos para a monarquia no século XIX dentro de uma sociedade profundamente racista que menospreza a figura da Índia como uma mera colônia repleta de folgados quando na verdade os idos da independência se aproximavam cada vez mais demarcando o começo do declínio da expansão britânica no globo. 

A Favorita

Sendo o filme mais cult da lista, a obra é dirigida pelo originalíssimo cineasta Yorgos Lanthimos que conseguiu extrair o melhor da atuação de Olivia Colman a ponto da artista ser agraciada com o Oscar de Melhor Atriz. 

Trazendo uma história antiquíssima e complexa, o filme foca em uma singela época do reinado da Rainha Anne, no começo do século XVIII. Em uma disputa intensa entre duas mulheres para conquistarem o posto de assistente favorita, muitos elementos sombrios e bizarros se desdobram em sociopatia e assédios sexuais assustadores. 

No estudo dessa disputa de poder entre Sarah Churchill que faz de tudo para manter seu posto de favorita contra a novata Abigail Masham, o pior dentre as duas nobres é revelado enquanto a própria Anne aproveita da situação para manipular ambas e tirar vantagens perturbadoras.