Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

As obras da segunda etapa da Via Norte seguem em execução e já contam com 26% da pavimentação e 27% do total de rede de drenagem implantados. Nesta etapa, devido às chuvas frequentes, as obras estão concentradas na implantação de meios-fios e calçadas com acessibilidade.

Com 5,2 quilômetros de extensão, esta etapa da obra conta com investimento na ordem de R$ 15,3 milhões, custeados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida da Prefeitura de Araguaína.

A Via Norte 2 inicia na interligação da Avenida Castelo Branco com a Rua Dois de Julho e segue pelo Setor Araguaína Sul até a Avenida Palmas, no Costa Esmeralda. Além da rede de drenagem, pavimentação e calçadas, a nova avenida contará com ciclovia e sinalização, proporcionando à comunidade o acesso dos extremos ao centro por dentro do Município, diminuindo a exposição aos riscos de trafegar pela BR-153.

Via Norte

A Via Norte mudará Araguaína para sempre. Uma referência em mobilidade urbana que fará parte da transformação do Município nos próximos anos. O investimento impulsionará o desenvolvimento de um novo corredor comercial e criará uma via de acesso que desafogará o trânsito no Centro. 

Somadas as duas etapas, a via terá extensão total de 9,3 quilômetros, ligando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153 no Costa Esmeralda. A avenida ainda canalizará o fluxo de veículos dos bairros mais afastados de norte a sul do Município ao Centro, com a interligação com as Avenidas Neblina e Via Lago, seguindo até a Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, onde fica o Aeroporto Municipal.

O projeto, que contempla a implantação de bacias de detenção, ainda resolverá o problema dos alagamentos nos córregos que cruzam o centro da cidade.

1ª etapa

Iniciada em julho de 2020 e com previsão de entrega até o final deste ano, a primeira etapa da Via Norte, com 1,5 quilômetro de extensão, vai da Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco e faz parte do Projeto Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela Comunidade Andina de Fomento (CAF).

Serão duas pistas, cada uma com sete metros de largura, divididas pelo canteiro que abrigará uma ciclovia. Nos locais onde os dois sentidos se afastam, a ciclovia continuará pela pista em sentido ao Centro, delimitada com tachões refletores. Haverá ainda calçadas acessíveis nas duas margens da via.