Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) pediu apoio dos demais 23 parlamentares para solucionar os graves problemas que os tocantinenses estão enfrentando dentro dos hospitais públicos de todo o estado. O apelo foi feito durante pronunciamento, na sessão ordinária de 16 de fevereiro. O deputado visitou os hospitais regionais de Porto Nacional, Pedro Afonso, Paraíso e o Hospital Geral de Palmas (HGP).

Geo questionou também a quantidade excessiva de serviços terceirizados nos hospitais regionais e de médio e pequeno portes e disse que vai encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE) para investigação dessas terceirizações que têm grande somatória de dinheiro. “A saúde é para cuidar das pessoas e não para se aproveitar dela”, assegura o Professor Geo.

De acordo com o deputado Professor Júnior Geo, os servidores do HGP estão adoecendo tamanha a carga excessiva de serviço porque existe um déficit de mais de 200 enfermeiros e técnicos de enfermagem.  Para cada dois técnicos de enfermagem, existem 26 pacientes e já houve casos em que, um técnico adoeceu e o outro teve que cuidar sozinho desses 26 pacientes, numa ala. “Os servidores estão adoecendo pela sobrecarga de trabalho e isso precisa ser solucionado com urgência”, destacou.

Cirurgias Eletivas

Júnior Geo questionou também sobre a enorme fila de mais de cinco mil pessoas que aguardam por cirurgias eletivas há mais de dois anos. Só no HGP, existem 2.200 pacientes na fila e o propagado mutirão de cirurgias eletivas do governo só operou 10 pacientes?”, questionou o deputado ao assegurar que essas deficiências precisam de solução urgente.