A primeira rodada dos encontros regionais do Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO), aconteceu nesse fim de semana, nos dias 4, 5 e 6, nas cidades de Araguatins, Araguaína e Guaraí, respectivamente, e reuniu a militância de mais de 60 municípios, que reafirmou a importância de fortalecer as pré-candidaturas petistas no Estado para a disputa de outubro com um projeto de desenvolvimento inclusivo.
Com a presença do pré-candidato ao governo, Paulo Mourão, do presidente do PT-TO, deputado estadual José Roberto Forzani (Zé Roberto Lula), do deputado federal, Célio Moura, da deputada estadual, Amália Santana, de dirigentes do PT no estado e municípios, que se posicionaram pela união de todo o partido em torno do fortalecimento das pré-candidaturas petistas, o partido encerrou a primeira etapa dos seus encontros regionais e prepara a segunda que vai seguir pelo Cantão, Região Central e Sudeste do Estado.
O presidente estadual, deputado Zé Roberto Lula, fez a análise da conjuntura da política no Tocantins e lembrou que “desde a sua origem o Tocantins é um estado que está a serviço da elite e da classe abastada, não dos trabalhadores”. Ele lembrou que quando o Tocantins era Norte de Goiás. 85% de pessoas eram pobres e hoje, o nível da pobreza continua o mesmo. “Por isso nós não podemos aceitar que este modelo de estado, com privilégio para poucos e prejuízo para a maioria da população continue”, destacou.
Zé Roberto pontuou ainda que bilhões foram gerados de riqueza no Tocantins e que "só contribuiu para a concentração de renda, assim o PT não pode participar desse processo e é por isso que acreditamos na candidatura de Paulo Mourão para contrapor o que está aí”. Ele falou ainda da importância de eleger pessoas comprometidas em romper com a situação de pobreza das pessoas do Tocantins, em um quadro em que 600 mil pessoas vivem com menos de R$ 450 por mês. “Queremos eleger governador, senador, deputados estaduais e federais; e não é pra continuar como está, é pra mudar isso”, disse o presidente do PT-TO.
O deputado federal, Célio Moura, foi categórico ao comentar a atual situação da representação no Tocantins. “Infelizmente a nossa bancada federal no Tocantins muitas vezes nos entristece. É importante dizer que todos os outros deputados são do centrão, são bolsonaristas e todos votam contra os direitos dos trabalhadores”, destacou o deputado ao lembrar a votação do aumento de agrotóxicos, reforma trabalhista, a neutralização do Ibama, entre tantos projetos aprovados contra a classe trabalhadora.
A deputada estadual Amália Santana lamentou o desmonte das políticas públicas que estavam em vigor no Brasil nos governos Lula e Dilma e falou da importância dos encontros e da união da militância em torno de um projeto inclusivo e transformador no Brasil e no Tocantins. “Chegou a hora de nos movimentarmos e vamos ficar atentos. Esse é o momento de nos prepararmos para a luta e é isso que estamos aqui fazendo. O melhor caminho é ser militante e é isso que estamos fazendo juntos e unidos pela transformação da vida das pessoas do nosso Tocantins e de todo Brasil”, disse a deputada.
Pré-candidato
Paulo Mourão avaliou que o Estado está em uma situação de fadiga, no que diz respeito ao seu desenvolvimento. “Esse estado não tem o que fazer pelo seu povo, somente o fazer pela elite e aqueles que se acomodam no entorno e nas tetas dos governos. A pobreza está no abandono e ela precisa reconhecer, que somente ela, o pobre, o excluído, a trabalhadora e o trabalhador, pode mudar o nosso futuro. Só as e os tocantinenses, podem fazer a reconstrução desse Estado, por isso estamos aqui para chamar a todos e todas para a luta, para a participação, afinal, a hora do esperançar para a mudança é agora”, ressaltou o pré-candidato, concluindo: “Só depende de nós, não vamos desistir dessa luta, não vamos desistir desse Tocantins. Vamos para o confronto das ideias porque mentira nenhuma suporta a verdade. Vamos pegar esse Tocantins como a nossa causa, a minha, a sua causa, a causa do seu filho e da sua filha, só vamos resolver os problemas do Tocantins se dermos as mãos e percebermos que somos nós que podemos promover a mudança”, disse.
Encontros regionais
Os encontros regionais do PT-TO tiveram início na última sexta-feira, 4, pela região do Bico do Papagaio, seguindo pela região de Araguaína e depois Guaraí. A finalidade dos encontros é organizar o Partido nos municípios para as eleições 2022, articular os Comitês Populares de Luta, bem como, debater as pré-candidaturas para o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional.