Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizada nesta terça-feira, 29, a filiação, ao PDT-TO, de cinco líderes da causa animal e ambiental do Tocantins: Lilian Castilho (Pity), Cícero Portela, Diego Pires, Giane Oliveira e Mariana de Almeida. Juntos, formam o Coletivo Protetores com o objetivo de unir forças em prol das causas que defendem. A filiação foi realizada na sede do partido em Palmas.

Para o presidente do PDT/TO, Laurez Moreira, que também é pré-candidato a governador do Tocantins, a integração do grupo à sigla irá fortalecer ainda mais a estrutura do partido no Tocantins. “É uma alegria ter esses líderes conosco. Irão agregar valores e dar mais um propósito para o nosso projeto”, disse.

Segundo Lilian, representante da ONG Auquemia Proteção Animal e Ambiental, o objetivo da pré-candidatura é buscar a oportunidade de levar até a Casa de Leis do Estado pautas voltadas para a proteção animal e ambiental.

Giane, que é idealizadora e presidente do projeto Arca da vida, falou da importância de ter políticos que realmente trabalhem pela causa. “Juntos temos mais forças e mais chances de termos um representante da causa na política, que realmente vise o bem-estar animal, porque já estamos cansados de políticos pegando carona na causa e não fazerem nada”, declarou.

Diego Pires, administrador da Associação de Proteção Animal de Araguaína (APAA), frisou que o objetivo é o fortalecimento da causa. Já Mariana de Almeida, que também é uma líder da causa animal, falou da necessidade de realização de políticas públicas que envolvam a questão. “São milhares de animais sofrendo e poucos ajudando; é preciso ter políticas públicas para fazer um trabalho em massa. ONGs e protetores não conseguem sozinhos. Falta apoio.  Precisamos de mais força e união para conseguir um espaço na política e buscar ações em prol da causa”, concluiu.

Cícero, que também é membro do Projeto Arca da Vida e idealizador do Coletivo, reforça que a escolha do PDT se deve ao espaço dado para que novas lideranças ingressem na política.

A experiência das candidaturas coletivas e compartilhadas têm se multiplicado nos últimos anos. Nelas, as decisões tomadas nos mandatos são discutidas em grupo. Segundo Laurez, o PDT do Tocantins segue abrindo espaços para o surgimento de novas lideranças e para causas que possam envolver a comunidade e que promovam o bem comum. (Atualizada às 8h50 dia 30-03-22)