Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O sindicalista representante dos servidores públicos tocantinenses, Cleiton Pinheiro, será lançado pré-candidato a deputado federal pelo Partido Progressistas (PP), nesta segunda-feira, 18. O lançamento está marcado para as 10 horas da manhã, em Palmas, no Hotel Rio do Sono e contará com as presenças da senadora Kátia Abreu, presidente estadual do Partido, e do deputado federal Vicentinho Júnior e outras personalidades políticas, sindicais e de entidades representativas de servidores públicos.

Cleiton Pinheiro filiou-se recentemente ao Partido Progressistas. “Estou chegando para somar forças e colocar minha trajetória como defensor das causas dos servidores públicos a disposição do Partido. Assim, junto com meus colegas do PP, com a pluralidade de ideias e trajetórias de vida, poderemos construir bons projetos para a sociedade tocantinense e para o Brasil”, disse Cleiton Pinheiro.

Segundo sua assessoria, Pinheiro vem sendo muito bem recebido dentro do Partido, inclusive, pelo presidente nacional, Ciro Nogueira, que enviou um vídeo dando as boas-vindas e desejando sucesso na eleição. “O deputado Vicentinho Junior nos trouxe a boa nova da sua candidatura. Tenho certeza de que com a sua representatividade não só os servidores públicos, mas toda a população do Tocantins, poderão contar com uma pessoa combativa que irá ajudar e defender não só os servidores do Tocantins mas também o nosso país, a partir do próximo ano na Câmara Federal. Pode contar com o seu partido que irá reafirmar as suas lutas”, destacou Ciro Nogueira no vídeo.

Representar todos os servidores

Sendo coerente com seu histórico, Cleiton Pinheiro conta que lança sua pré-candidatura com foco em ser a voz dos servidores públicos tocantinenses na Câmara Federal. “Sou servidor público desde 1989, quando tinha 15 anos de idade. São 33 anos de vida pública e de lá pra cá, sempre foi meu combustível de vida lutar pelos direitos dos meus colegas, buscando corrigir o que eu via de errado, lutando pela melhoria das condições de trabalho e pela conquista de novos direitos para a categoria. Hoje, depois de ser presidente do Sisepe-TO, da Assecad e de outras entidades classistas por tantos mandatos consecutivos, posso dizer que conheço muito bem as reivindicações, os anseios e as preocupações da nossa categoria”, pontuou Cleiton Pinheiro.

Ele afirma ainda que acredita ter chegado o momento de colocar esse conhecimento à disposição da categoria em outra esfera decisiva da sociedade que é a Câmara Federal. “Entendo que chegou o momento de colocar tudo o que aprendi ao longo desses anos à disposição da sociedade tocantinense e é por isso que estou lançando meu nome como pré-candidato. Quero ser a voz dos servidores municipais, estaduais e federais. Como sindicalista há tantos anos, sei o quanto a categoria sofre nas mãos de políticos que não conhecem a fundo as nossas causas e nem são sensíveis a elas. O servidor público precisa se unir e votar em representantes que conheçam e se preocupem com as suas reivindicações. Só assim poderemos cobrar efetivamente e escrever uma nova história na luta pelos nossos direitos não só no Tocantins, mas no Brasil. Precisamos de vozes comprometidas e conhecedoras da nossa causa e é por isso que estou colocando meu nome à disposição”, enfatizou Cleiton Pinheiro.

Biografia

Cleiton Pinheiro mora em Palmas, é casado e pai de três filhas. Em 02 de janeiro de 1989, começou sua carreira como servidor público, na época aos 15 anos de idade, como office boy no Governo do Estado. Em 1990, foi aprovado no primeiro concurso público do Estado do Tocantins. Em 14 de março de 1991, tomou posse tornando-se servidor efetivo, no entanto, em 13 de maio de 1991, o concurso foi anulado e com isso, Cleiton foi exonerado do cargo efetivo. Mesmo assim, continuou trabalhando como contratado e comissionado, e, em 2000, foi aprovado em novo concurso público do estado, tornando-se servidor efetivo da Secretaria da Administração (Secad).

Seu senso de justiça e sua preocupação com a não retirada dos direitos dos servidores públicos fez com que Cleiton entrasse na esfera sindical. Antes mesmo de assumir a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), ele já havia sido eleito o melhor representante classista.

Sua história na gestão do Sisepe-TO começa em 2007, quando assumiu a presidência com o objetivo de transformar a administração do Sindicato e a atuação sindical. O Sindicato tinha pouca representatividade, pouco menos de 400 filiados e não tinha voz de decisão em nenhuma mesa de negociação sobre os direitos dos servidores públicos. Depois da gestão Cleiton Pinheiro, o Sisepe-TO chegou a ter quase 10 mil sindicalizados e se tornou um Sindicato referência, combativo e protagonista quando se trata da defesa da categoria. Seja na manutenção dos direitos antigos ou na conquista de novos, seja no crescimento com sustentabilidade financeira e na gestão descentralizada que levou 5 delegacias regionais do Sisepe-TO para o interior do Tocantins: a gestão Cleiton Pinheiro tem comprovado sua forte liderança no âmbito sindical.

Seu trabalho à frente do Sisepe-TO foi destaque dentro e fora do Tocantins, o que fez com que ele fosse sendo convidado a assumir outras representações, com o objetivo de fortalecer as lutas dos trabalhadores em geral. Além da presidência do Sisepe-TO, ele também é: presidente da Associação dos Servidores Públicos da Secretaria da Administração do Tocantins (Assecad); presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Tocantins (NCST/TO); presidente da Federação das Associações de Servidores Públicos no Estado do Tocantins (FASP/TO); vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais no Estado do Tocantins (Fesempre); secretário-executivo da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil no Estado do Tocantins (CSPB); presidente da Cooperativa de Trabalhadores no Estado do Tocantins (Coopertab) e presidente da Cooperativa de Consumo dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Cooperserv-TO).

Sua mais recente iniciativa foi a inauguração da primeira Drogaria de Servidores Públicos no Estado do Tocantins, a Drogaserv-TO, localizada em Palmas e que é resultado do trabalho feito dentro da Cooperserv-TO. Idealizada por Cleiton, a iniciativa é pioneira, sendo a primeira Drogaria desse segmento em toda a Região Norte do país.