Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cerca de 70 Cirurgiões Dentistas concursados no quadro da Saúde participaram da reunião.

Cerca de 70 Cirurgiões Dentistas concursados no quadro da Saúde participaram da reunião. Foto: André Araújo

Foto: André Araújo Cerca de 70 Cirurgiões Dentistas concursados no quadro da Saúde participaram da reunião. Cerca de 70 Cirurgiões Dentistas concursados no quadro da Saúde participaram da reunião.

O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana, reuniu-se nesta terça-feira, 19, com cerca de 70 cirurgiões dentistas concursados no quadro da Saúde. Os servidores solicitaram o aumento na carga horária da categoria profissional de 20 horas, para 40 horas semanais.

O presidente do Sindicato de Cirurgiões Dentistas, Ricardo Camolesi, ressaltou que esta é uma demanda de 10 anos da categoria. “Nós nos empenhamos diariamente para fazer uma odontologia hospitalar de qualidade para os usuários do SUS. Já somos inclusive, referência para outros Estados, quando falamos na implantação desse serviço. Existe a demanda de pacientes para que cumpramos a carga horária de 40 horas, só precisamos de apoio da gestão”, disse.

Afonso Piva de Santana afirmou que participar da reunião foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa e ouviu todas as demandas da categoria. “Nós precisamos justificar individualmente a demanda de cada local em que os cirurgiões dentistas estão lotados e se existe realmente demanda para que esta carga horária seja estendida. É de interesse da gestão que haja uma prestação de serviço de qualidade para todos os usuários do SUS e sabemos também da importância da área odontológica nesse processo”, pontuou.

Na ocasião, o superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde, Carlos Felinto informou que a Secretaria já está trabalhando na construção da Política de Odontologia Hospitalar e que em breve irá apresentá-la para discussão com os cirurgiões dentistas. “Sabemos que ainda existem lacunas a serem preenchidas quando falamos em odontologia hospitalar, por isso estamos trabalhando um documento para nortear melhor esse atendimento”, finalizou.

Ao final da reunião todos os presentes concordaram em apresentar, num prazo máximo de 30 dias, um plano de trabalho que justifique a alteração da carga horária da categoria para ser analisado pela SES-TO e os ordenadores de despesa do Executivo.