Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fomento à Agricultura Familiar, insuficiência de recursos hídricos e o desenvolvimento da Educação de base, bem como a profissionalizante, foram algumas das questões destacadas durante a visita do pré-candidato ao governo do Tocantins pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT-TO), Paulo Mourão, ao município de Dianópolis, nessa segunda-feira, 16.

Na companhia de Paulo Mourão, o prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), recebeu em seu gabinete, o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, que terá um Campus em Dianópolis e o pré-candidato foi categórico ao destacar a necessidade de trazer para as academias a parceria para a estruturação do desenvolvimento sustentável. 

“As universidades precisam estar junto das gestões. Se eu pego, por exemplo, o IFTO (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia) para pensar o Sudeste, como as águas pluviais, a deficiência hídrica, a perenização dos córregos impactam a vida das pessoas, e imagina se unir com o Instituto Federal com a Unitins, com a UFT [Universidade Federal do Tocantins], para desenvolver um projeto de solução? Com certeza chegaremos em soluções sustentáveis para a demanda da nossa gente”, pontuou Mourão.

No diálogo entre Paulo e Salomão, foram apontadas, ainda, as demandas principais de Dianópolis e região. A necessidade de fomento à Agricultura Familiar, insuficiência de recursos hídricos e o desenvolvimento da Educação de base, bem como a profissionalizante, foram temas destacados.

Em visita ao Campus de Dianópolis do IFTO, Paulo Mourão conheceu um pouco da estrutura onde são desempenhadas as atividades acadêmicas, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na companhia do reitor Pietro Lopes e do vereador Tuca do Ferro Velho. “Saio maravilhado com o Campus e o projeto de irrigação, plantio e piscicultura realizado pela academia e que impulsiona o desenvolvimento não só do município, mas de toda a Região Sudeste”, destacou o pré-candidato.

“Se nós não nos juntarmos para combater a fome, a exclusão e a falta de representação do jovem na sociedade e o acesso à educação de qualidade, onde vamos parar? E nesta visita ao Instituto Federal Tecnológico, que eu ajudei a criar, uma das coisas mais belas que vi foi os jovens discutindo democracia e implantando o grêmio. O que a gente precisa nesse momento é justamente procurar, incentivar a participação do jovem no desenvolvimento do nosso estado, incluir as pessoas nas políticas de desenvolvimento”, ressaltou Paulo Mourão.

O pré-candidato visitou ainda, o Sistema de Irrigação Manoel Alves, o posto  da Receita Federal no município, fez caminhada pelo comércio e visitou a Secretaria Municipal de Saúde onde conheceu um pouco mais sobre as necessidades da pasta em Dianópolis.