Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Técnicos da UGP (Unidade de Gerenciamento) estão apresentando o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína para crianças de 26 escolas da Rede Municipal. As palestras também promovem um concurso de desenho para conscientizar e promover o interesse de mais de 200 alunos do Ensino Fundamental sobre temas como preservação ambiental e educação patrimonial. As visitas nas escolas iniciaram no dia 16 de maio e vão até o dia 10 de junho. 

De forma lúdica, com o apoio das Secretarias da Educação e Meio Ambiente de Araguaína, a iniciativa pretende levar a ideia do projeto que investe em infraestrutura, acessibilidade e qualidade de vida. “Falamos com as crianças sobre as obras executadas e como as ações humanas interferem no funcionamento delas. A importância de não jogar lixo nas ruas e outros comportamentos que trazem danos ao meio ambiente e ao patrimônio público”, explicou a gerente de Supervisão Técnica Ambiental, Jeniffer Durães.

Conhecendo o projeto

Na Escola Municipal José Ferreira Barros, no Céu Azul, os alunos conheceram detalhes das obras em slides, que mostraram o processo de canalização de córregos com as aduelas, grandes estruturas pré-moldadas de concreto.

Esse detalhe da apresentação foi o que chamou a atenção da Amanda Fernandes,10 anos. “Eu ainda não vi de perto um córrego recebendo esse concreto grande que serve para proteger ele. Achei muito legal e quero conhecer esse tipo de trabalho”.

Para o estudante Jonas Barros, 11 anos, saber dos prejuízos que o descarte irregular de lixo provoca no meio ambiente foi a parte mais interessante. “Não vou mais jogar lixo no chão, principalmente, perto dos rios, perto do local que escorre a água da chuva porque prejudica muito todos os moradores”.

Concurso de desenho

Além das palestras de apresentação do Projeto Águas de Araguaína, durante a passagem nas unidades de ensino também é apresentado aos estudantes o concurso de desenho. Mais de 200 crianças do 5° ano irão participar.  Elas desenharão uma lontra, o mascote escolhido para representar o projeto, em homenagem à história da cidade. Os alunos poderão retratar o mascote em cenários da cidade, desde que apresente a ideia no contexto das obras.

A avaliação dos desenhos será levada em consideração outros critérios como: criatividade, originalidade, qualidade e impacto visual. A final do concurso está prevista para o dia 10 de junho, com premiação para três estudantes classificados. As unidades de ensino dos alunos vencedores também serão premiadas.

Águas de Araguaína

O Programa de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF (Corporação Andina de Fomento) realiza diversas obras de pavimentação, drenagem, implantação de calçadas com acessibilidade, arborização e preservação ambiental. Dentre as frentes de trabalho mais conhecidas, está a Via Norte que ligará o Centro da cidade a 14 bairros.

Programação de palestras

Quarta-feira, 25

14h – Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas (Setor Maracanã);

15h30 – Educandário Francisco Thiesen, Avenida Perimetral (Setor Maracanã).

Quinta-feira, 26

14h – Escola Municipal São Vicente de Paula (Setor Imaculada Conceição);

15h30 – Escola Municipal Moderna (Setor Barros).

Sexta-feira, 27

8h – Escola Municipal Luiz Gonzaga (Setor Costa Esmeralda);

14h – Escola Municipal Manoel Lira (Setor Nova Araguaína).