Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Talita Gregório

Foto: Talita Gregório

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) um Projeto de Lei (PL) que tem como objetivo reconhecer o risco da atividade profissional exercida por vigilantes de empresas de segurança privada no estado do Tocantins. A proposta é uma reivindicação da categoria e já está em vigor em outros estados.

Geo explicou que a proposta é uma forma de garantir melhores condições para que os vigilantes ampliem seus meios de defesa. “Atualmente, a legislação vigente não garante o porte de arma de fogo fora do local do serviço. O reconhecimento da atividade de risco destes profissionais viabiliza que a Polícia Federal, responsável por conceder ou não o porte de arma, analise e atenda essa necessidade da categoria”, afirmou.

O vigilante Elias Pereira, coordenador estadual do movimento “Vigilantes com Orgulho”, disse que esta era uma reivindicação antiga e que a mobilização da categoria juntamente com os deputados é fundamental. “Esse projeto é de suma importância para a nossa categoria e estamos na luta buscando esse reconhecimento e demonstrando que corremos o risco da profissão tanto dentro do trabalho como fora do trabalho”, destacou.