Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

 Empresários reuniram-se com o vereador Eudes Assis

Dados da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins (ADAT) em 2022, mostram que mais de 29 empresas já manifestaram interesse na aquisição de áreas para a expansão no Complexo Atacadista que está sendo implantado no Distrito de Luzimangues – Porto Nacional, e esse número pode crescer ainda mais com a chegada de novos associados.

O presidente da Adat, Henrique Nesello, os empresários Sergio Nesello e Claudio Nesello, juntamente com engenheiro da associação José Orlando, reuniram-se no último dia 17/05, em Palmas, com o vereador Eudes Assis (PSDB). O intuito do encontro foi para apresentar os dados do setor no Tocantins e mostrar ao parlamentar as empresas que estariam interessadas na expansão de seus negócios no distrito portuense que fica próximo à Capital.

Nesta terça-feira, 31, o vereador Eudes Assis apresentou requerimento com pedido para a alteração do artigo 50 da lei 386/1993 para aumentar a taxa de ocupação dos lotes comerciais de 50% para 80% na Capital – uma demanda das empresas -, evitando assim que as empresas saiam de Palmas e procurem os municípios próximos.

Para o presidente da Adat, Palmas tem capacidade para abrigar grandes empresas e fortalecer a classe empresarial local, gerando mais emprego, renda, incentivos e uma legislação moderna que atenda a todos. “Precisamos facilitar a vida do empresário que quer investir na nossa capital através de uma legislação mais moderna em vários pontos que envolvem as atividades econômicas, a modernização do uso de solo é a primeira de muitas pautas que facilitarão o crescimento das empresas e consequentemente da nossa capital”, afirma.

Segundo o vereador Eudes Assis, ao limitar o uso do lote em 50%, a lei municipal impede as empresas de expandirem seus espaços à medida que passam a vender mais. “Se nós fizermos essa mudança, vamos dar uma sobrevida a esse empresariado, além de condições para que eles possam sonhar como nós temos sonhados”, disse o parlamentar na tribuna da Câmara de Palmas.

Em reunião com os representantes da Adat, Eudes enfatizou que se as empresas deixarem Palmas e se mudarem para a outra cidade, a capital terá prejuízos econômicos e sociais significantes. Seriam mais de R$ 850 milhões de faturamento a menos e a perda de mais de 1.300 empregos na capital, segundo informação da associação.

A Adat afirma que acompanha o requerimento apresentado pelo vereador Eudes Assis e está à disposição da prefeitura e parlamento municipal para sanar dúvidas, mostrar os dados e a importância do setor, buscando a integração do desenvolvimento socioeconômico da Capital.