A noite de terça-feira, 28, foi marcada pela premiação nacional da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O evento busca trazer destaque aos gestores públicos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão em seus municípios por meio de projetos inovadores. A edição contou com a participação de prefeitos de todos os estados e do Distrito Federal.
Ao todo, 182 prefeitos foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos inscritos. Além do reconhecimento com troféu, os vencedores nacionais vão participar de uma missão internacional para Portugal, para conhecer as boas práticas da gestão pública portuguesa.
O prefeito do município de Mateiros, na região do Jalapão, João Martins Neto, esteve na etapa final com o projeto “Voucher Digital – Ordenamento Turístico de Mateiros” e destaca que todos os participantes saem premiados por terem conseguido visibilidade para seus trabalhos em prol do empreendedorismo.
“Parabenizo aqui ao Sebrae, um grande parceiro no desenvolvimento turístico da região Jalapoeira. A instituição é crucial para que consigamos colocar nossos projetos em prática e vamos continuar trabalhando em conjunto para que na próxima edição possamos apresentar propostas vencedoras nacionalmente”, conta o prefeito.
Moisés Gomes, diretor superintendente do Sebrae Tocantins, afirma que a iniciativa é uma ferramenta para aumentar a relevância dos pequenos negócios no desenvolvimento local. “O fomento ao empreendedorismo está cada dia mais presente na agenda dos municípios. Este prêmio é uma forma de agradecer aos prefeitos pelo cuidado e apoio para com o empreendedor na elaboração desses projetos, tendo assim uma gestão cada vez mais eficiente”, pontua.
Projetos do Tocantins que disputaram o prêmio nacional
> Cidade Empreendedora - pref. Paulo Gomes de Souza, de Tocantinópolis - projeto “PROAAT – Transformando a realidade de Tocantinópolis”;
> Compras Governamentais - pref. Flávio Rodrigues, do município de Divinópolis - projeto “Contratação Fácil”;
> Desburocratização - pref. Wagner Rodrigues, de Araguaína - projeto “Araguaína – Cidade que não Para”;
> Empreendedorismo na Escola – pref. José Salomão, de Dianópolis - projeto “Educação Empreendedora para o Futuro”;
> Governança e Cooperação intermunicipal - pref. Celso Morais, de Paraíso do Tocantins - projeto “Pneus Inservíveis – Uma Cooperação Regional”;
> Inovação e Sustentabilidade - pref. Josemar Carlos Casarin, de Colinas do Tocantins - projeto “Inova + Colinas”;
> Marketing Territorial e Setores Econômicos – Pref. Pastor João Martins Neto, de Mateiros - projeto “Voucher Digital – Ordenamento Turístico de Mateiros”;
> Sala do Empreendedor - Pref. Cinthia Ribeiro, da capital Palmas - projeto “A Casa do Empreendedor”.
Projetos Vencedores na Etapa Nacional
> Cidade Empreendedora - Pref. João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS) com o projeto Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação.
> Compras Governamentais - Pref. Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT), com o projeto Empreende Guarantã.
> Desburocratização - Pref. João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com a iniciativa Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada.
> Empreendedorismo na Escola – Pref. Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA), com o projeto Educar para Empreender
> Governança e Cooperação Intermunicipal - Pref. Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR), com o projeto SRI NP – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro.
> Inovação e Sustentabilidade - Pref. Herberlh Mota, de Baturité (CE), com o projeto Circula Baturité.
> Marketing Territorial e Setores Econômicos – Pref. Rômulo Rippa, do município Porto Ferreira (SP) com o projeto Cerâmica de Procedência.
> Sala do Empreendedor - Pref. José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), venceu com o projeto As Casas do Empreendedor transformando Queimadas.