Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins participa do 11° Simulado Nacional de Hardware que iniciou na terça-feira, 26 e encerra-se nesta quinta-feira 28 de julho. A atividade faz parte do calendário de atos preparatórios para as eleições e, no estado, 80 urnas eletrônicas do modelo UE2020 serão testadas.

Durante o simulado as urnas passam por procedimento semelhante ao realizado nas eleições, com realização de uma votação simulada para a testagem de todos os componentes do equipamento, desde o teclado, terminal do mesário e as novas baterias, que foram feitas para durar até 14 horas sem alimentação de energia. 

Após todo o processo, que se inicia às 8 horas e encerra às 17 horas (assim como nas eleições oficiais), as mídias são salvas, os boletins de urnas são impressos e enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalização.

“Esse é o último simulado antes das eleições e até o momento não foi identificada nenhuma inconsistência nos hardwares e softwares das urnas eletrônicas. Estamos concentrando todos os nossos esforços no modelo UE 2020 para que essas urnas cheguem aos cartórios eleitorais e sejam utilizadas no dia do pleito sem nenhum problema”, destacou Fernando Mendonça de Almeida, coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística do TRE-TO.

O Simulado Nacional de Hardwares ocorre duas vezes ao ano, e conta com a participação de todos os TRE’s do Brasil. O primeiro deles foi realizado no mês de junho e realizou testagens em 4% das urnas de todo o estado.