Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a presença da candidata ao Senado pelo União Brasil, Professora Dorinha Seabra Rezende, milhares de mulheres lotaram o Comitê Aliança Central na noite dessa sexta-feira, 19, em Palmas, no evento Rosas Pelo Tocantins, momento em que ela, junto do candidato a governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do vice-governador, Laurez Moreira, firmaram carta de compromisso com as mulheres tocantinenses. Entre os compromissos assumidos estão os de criar a Secretaria de Estado da Mulher, gerenciada por uma mulher e o Centro de Capacitação e Empoderamento da Mulher; bem como, construir o primeiro Hospital da Mulher do estado do Tocantins.

Apos esse compromisso, Dorinha foi ovacionada e reconhecida pelo seu trabalho no Congresso Nacional em prol da causa feminina. “A mais brilhante parlamentar do Congresso Nacional e agora será nossa senadora. Autoridade na Educação e na defesa das mulheres. Com Dorinha no Senado, ser mais vai trabalho e desenvolvimento pelo nosso Estado”, reconheceu Berenice, organizadora do evento e irmã do candidato a governador Wanderlei Barbosa.

Na sequência, Dorinha agradeceu o convite e disse estar muito honrada na presença de tantas mulheres importantes do Tocantins. “Aqui temos mães, quilombolas, indígenas, donas de casa, professoras, advogadas, merendeiras, enfermeiras, técnicas de enfermagem, vereadoras, deputadas, mulheres que fazem a diferença no nosso Tocantins. Nós somos mais de 50% do nosso Estado e precisamos de cada uma de vocês por um Tocantins melhor para todas nós. Destaco ainda que assumi um compromisso junto ao governador de lutar e cuidar por todas nós mulheres. Estamos juntas!”, destacou Dorinha.

Na ocasião, Wanderlei destacou a compromisso da Professora Dorinha com todas as mulheres do estado. “Você no Senado continuará lutando para aumentar as verbas na educação, nós teremos professores motivados e qualificados, também na saúde e em todas as áreas. Quero pedir a todas que olhem bem todo o trabalho de dedicação e compromentimento da Professora Dorinha com o nosso Estado no Congresso Nacional e como Senadora fará muito mais pelas nossas mulheres tocantinenses”, enfatizou o candidato a reeleição, Wanderlei.

Laurez, por sua vez, também reconheceu o trabalho desenvolvido pela Professora Dorinha no Congresso. “É muito bom estar ao lado dessa grande mulher chamada Dorinha. É uma honra. Uma chapa leve, tendo Dorinha e Wanderlei ao meu lado. Com fé, amor e com esperança iremos para vitória no dia 2 de outubro”, finalizou.

Atuação parlamentar

Sob presidência, liderança e comprometimento da deputada Professora Dorinha (UB/TO), biênio 2019-2021, a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados obteve recorde de aprovação de Projetos de Lei, com Dorinha à frente do colegiado. Foram aprovados 80 Projetos de Leis, sendo que desses, 37 se transformaram em Leis. Todos em defesa dos direitos das mulheres, mais mulheres no Legislativo, maior representatividade feminina na política, proteção à mulher chefe de família, saúde da mulher, entre outros de interesse do colegiado.

“O que buscamos foi construir consensos, garantir a todas as mulheres seus direitos, escutar de maneira plural, principalmente, fazer com que mais mulheres ocupem espaços de poder e exerçam seu protagonismo, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, finalizou Professora Dorinha.