Presidentes de mesas receptoras e 1º mesários que atuarão na Capital durante as Eleições 2022 participam, de 12 a 17 de setembro, de treinamento presencial realizado pela 29ª Zona Eleitoral de Palmas. No domingo (18/9), a capacitação será com os auxiliares de apoio que vão trabalhar como administradores de prédios nos locais de votação. Ao todo, 1400 pessoas vão passar por capacitação até a próxima quarta-feira (21/9), em Palmas.
Cristiane Firmino Mendes será mesária pela primeira vez e ocupará o cargo de presidente de seção. Para ela, o treinamento e a participação no processo democrático são muito importantes. “Esse treinamento é muito importante e esclarecedor, serei mesária pela primeira vez e sei que surgirão dúvidas na hora da votação; e com esse treinamento prévio, já consigo tirar todas as dúvidas, tanto teóricas quanto práticas, para que na hora não haja nenhum imprevisto. Essa é uma eleição muito visada e eu decidi participar pela importância do processo democrático, pela importância da urna e pela importância da eleição para o Brasil e para a população”, afirmou.
Na capital, 100% dos mesários escalados para trabalharem nas Eleições 2022 são voluntários. Em turmas de aproximadamente 150 pessoas, os presidentes e 1º mesários que atuarão em uma das 614 seções eleitorais em Palmas serão capacitados presencialmente. Os 2º mesários e os secretários das seções participarão de treinamento online.
Capacitação
No treinamento estão sendo repassadas todas as informações a respeito das atribuições dos mesários e orientações sobre o fluxo da votação, casos de impugnações e os devidos procedimentos necessários, restrições relacionadas ao uso de celular e porte de armas etc. Além da parte teórica, há também um treinamento prático sobre o recebimento e utilização dos materiais que serão entregues aos mesários; e procedimentos que deverão ser adotados no início da urna eletrônica no início e no final da votação.
De acordo com o juiz eleitoral da 29ªZE, Antiogenes Ferreira de Souza, o objetivo do treinamento é evitar qualquer entrave ou percalço em relação aos mesários no exercício das suas funções eleitorais e em relação ao exercício do voto dos eleitores. “É muito importante essa preparação e convocação de todos os mesários; temos um número bastante alto, são mais de 3 mil mesários convocados, e há a necessidade de um treinamento profícuo para que as atribuições sejam bem desempenhadas e tudo transcorra sem qualquer incidente”, disse. (TRE/TO)