Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jalapão, Taquaruçu e Serras Gerais são destinos que encantam o Tocantins e fazem do Estado referência nacional em belezas naturais. Por acreditar nesse forte potencial turístico é que o Sebrae aposta no desenvolvimento e visibilidade desses destinos nos cenários nacional e internacional. Por isso, os atrativos naturais do Tocantins ganharam destaque na maior feira de Turismo da América Latina – a Abav Expo 2022, que ocorre entre os dias 21 e 23 de setembro em Olinda/PE.

Na comitiva do Tocantins, temos a participação de 60 empresários do turismo. Eles participam de capacitações, painéis, palestras, troca de experiências com outros estados, além de terem a oportunidade de divulgar o Tocantins como um destino turístico em potencial. No total, 450 pessoas tocantinenses participam da feira.

Alex Veras, coordenador estadual de Turismo, enfatizou que participar de um evento desse porte é estratégico. “Isso porque considerando toda a tradição, influência e número de frequentadores que circulam durante os três dias de ABAV, conseguimos, sem dúvidas, divulgar nosso potencial turístico”.

O presidente da ABAV no Tocantins, Rodolfo Ferreira, enfatizou que o Sebrae é um parceiro importante na promoção e capacitação técnica. “O trabalho que tem sido feito junto aos quilombolas e empreendedores locais é fundamental. Precisamos estar preparados para bem receber o turista e o Sebrae tem sido um grande parceiro nesse processo. As pessoas estão descobrindo o Brasil. A pandemia fez com que as pessoas começassem a viajar dentro do país. E o turismo do Tocantins cresceu nesse tempo”, frisou.

Jocélia Costa, secretária de Turismo do Tocantins destacou que a participação do estado em grandes eventos é essencial para o desenvolvimento do setor. “Hoje o nosso turismo está amadurecendo, nós já temos atrativos prontos. Então, a gente precisa fazer com que o restante do Brasil e do mundo saiba que o Tocantins existe e que os nossos atrativos estão preparados para receber o público”.

Rota Quilombola

Um novo produto do Jalapão que tem sido apresentado na ABAV Expo 2022 é a Rota Quilombola, fruto da parceria entre o Sebrae e a Energisa, em que as comunidades do Mumbuca, Prata e Rio Novo passam a compor os destinos turísticos tocantinenses. As comunidades quilombolas têm recebido acompanhamento e disponibilizam experiências como processos de produção de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos.

ABAV

A Associação Brasileira de Agências de Viagens é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Com mais de 65 anos de atuação, sua principal missão é fomentar o desenvolvimento do turismo nacional e defender os legítimos interesses da indústria do turismo e dos seus associados.