Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ricardo Mendes

Foto: Ricardo Mendes

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciou no último dia 6, e segue até o próximo dia 13, uma ação de captura de morcegos hematófagos, na Ilha do Bananal. A equipe está visitando aldeias e orientando os indígenas e retireiros sobre os cuidados, transmissão e como identificar se um animal contraiu a raiva dos herbívoros transmitida pelo morcego hematófago.

Segundo a Adapec, o objetivo desta ação é controlar a raiva dos herbívoros no rebanho de bovídeos na Ilha do Bananal, por meio da captura de morcegos hematófagos, monitoramento dos abrigos já cadastrados e identificação de novos abrigos e promover um trabalho de educação sanitária naquela localidade.

“Nestes primeiros dias já identificamos novos abrigos de morcegos hematófagos na região, principalmente em árvores ocas. E algumas carcaças de animais mortos foram localizadas próximas a estes pontos de riscos, que por meio das investigações epidemiológica, suspeitamos que estejam relacionadas à raiva dos herbívoros,” disse o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, José Veloso Júnior, que integra a equipe que está na Ilha do Bananal.

A raiva dos herbívoros é uma doença fatal e que causa grandes prejuízos econômicos aos produtores rurais. A zoonose também é um desafio para a saúde pública, uma vez que o morcego hematófago, principal transmissor da doença, também pode atacar humanos.