Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação/Cecom TJTO

Ao deixar a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o desembargador João Rigo Guimarães fez questão de citar como foco de  sua gestão a melhoria da prestação dos serviços aos que buscam e necessitam do Judiciário tocantinense no período de 2021 a 2023. “Fui muito privilegiado em estar com esta equipe, que entendeu que com o lema “Justiça Para Todos” o nosso trabalho se destina ao jurisdicionado. Ele que é o destinatário de todo o nosso esforço. Todos vocês foram fundamentais nas nossas conquistas. Estou com a consciência de dever cumprido. Aliás, cumprimos com o nosso dever”, salientou, ressaltando que o conceito da administração foi o de garantir “a cidadania através da distribuição de uma Justiça célere, segura e efetiva”.

Ele passou o cargo para a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, empossada à frente da Corte tocantinense. Com ela, formam a gestão as desembargadoras Ângela Prudente (vice-presidente); Maysa Vendramini (corregedora-geral de Justiça); Jacqueline Adorno (vice-corregedora); o desembargador Helvécio Maia Neto (ouvidor judiciário); desembargador Adolfo Amaro (ouvidor judiciário substituto); desembargador Marco Antony Villas Boas (diretor geral da Esmat); e a desembargadora Ângela Haonat (diretora adjunta da Esmat).

Pronunciamento

Em seu pronunciamento, João Rigo Guimarães agradeceu primeiramente a família pelo apoio e compreensão no período das atividades à frente do TJTO. O magistrado também destacou a contribuição significativa dos magistrados, servidores e  colaboradores do Judiciário. “Saio com alegria pois serei bem sucedido. Foi feito um trabalho com responsabilidade. Estou muito alegre, pois vou passar o bastão para uma pessoa extraordinária, de uma inteligência invejável”, complementou.  

João Rigo Guimarães disse que foi uma “honra” e “privilégio” estar à frente da Presidência do TJTO. Ele agradeceu ao apoio do governador Wanderlei Barbosa, demais pares e citou algumas das realizações de sua gestão, como os investimentos em infraestrutura, tecnologia, inovação e ações de garantia de cidadania para a população, como no projeto de regularização fundiária do Estado. “A pauta da regularização fundiária é importantíssima para o Estado. É a garantia da dignidade aos cidadãos, que passam de posseiros para proprietários legítimos de suas moradias. Uma importante contribuição do Judiciário para o Estado”.

Prestação de contas

Durante a cerimônia houve a entrega dos relatórios das gestões 2021/2023 do TJTO, Corregedoria-Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e Ouvidoria Judiciária do Estado do Tocantins. Vídeos com balanço da gestão João Rigo Guimarães também foram apresentados. Outro material audiovisual apresentou depoimentos das principais autoridades do Estado, que abordaram a relação harmônica e institucional com o TJTO na gestão que se encerrou. (Cecom TJTO)