Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FUMDI) e o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Araguaína/TO recebem doações que apoiam, promovem e incentivam a criação de programas, atividades e locais que atendem crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social.

As pessoas físicas e jurídicas podem realizar doações por meio da declaração do imposto de renda (IR) que inicia o período de arrecadação no próximo dia 15 de março e vai até 31 de maio. Outras formas de contribuir com as instituições e projetos sociais são por meio de transferências bancárias, PIX e boletos.

O FUMDI foi criado por meio da Lei Municipal Nº 2207/2019, já recebeu doações voluntárias, mas esse será o primeiro ano em que os contribuintes da Receita Federal poderão participar e tem como intuito alcançar mais pessoas para ampliar as ações de socialização e bem-estar para a terceira idade.

“Por meio dos recursos que forem doados vamos buscar ampliar os serviços de convivência oferecidos pelo Município que atendem das crianças aos idosos e tem como intuito proporcionar o fortalecimento do vínculo familiar com palestras, aulas e atividades voltadas para o lazer e desenvolvimento pessoal”, explicou a diretora da Casa de Articulação dos Conselhos, Amparo Frazão.

Como doar para o FUMDI e FIA?

Pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do IR, enquanto pessoas físicas até 6% para o FUMDI ou FIA. É preciso preencher a ficha de doações diretamente na declaração. Para isso, deve escolher a opção “Modelo Completo da Declaração”, selecionar o Fundo do Idoso ou o FIA e destinar a doação para a esfera Municipal, no caso, Araguaína.

Quem optar por Pix pode ser destinado qualquer valor durante o ano. Já por meio do método tradicional, a transferência bancária pode ser feita para o FUMDI. 

Último passo

As doações devem ser informadas por meio dos telefones: 99941-7764 ou 3411-1257, para obter os recibos. Mais informações ou dúvidas também podem ser esclarecidas pessoalmente na Casa de Articulação dos Conselhos de Araguaína, localizada na Rua Getúlio Vargas, n° 194, no Bairro do Senador.