Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Estudo destaca a importância de uma boa noite de sono para a saúde do coração

Estudo destaca a importância de uma boa noite de sono para a saúde do coração Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Estudo destaca a importância de uma boa noite de sono para a saúde do coração Estudo destaca a importância de uma boa noite de sono para a saúde do coração

Uma pesquisa recente realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que a falta de sono pode estar relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. O estudo, que foi publicado na revista científica "Circulation", analisou dados de mais de 4 mil pessoas durante um período de seis anos e encontrou uma relação entre a privação de sono e o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o estudo, pessoas que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com aquelas que dormiam sete a oito horas por noite. Além disso, aqueles que tinham um sono de má qualidade também apresentavam um risco maior.

O cardiologista Henrique Furtado alerta para a importância de uma boa noite de sono para a saúde do coração. "Essa pesquisa reforça a importância de dormir bem para prevenir doenças cardiovasculares. O sono é fundamental para a recuperação do corpo e do coração, além de ajudar a controlar a pressão arterial e o estresse, fatores que também contribuem para as doenças cardiovasculares. É importante que as pessoas priorizem uma boa noite de sono e, se tiverem dificuldades para dormir, procurem ajuda médica", destaca o médico.

Os resultados dessa pesquisa ressaltam a importância de hábitos saudáveis, como dormir bem, para prevenir doenças cardiovasculares. É importante que as pessoas estejam atentas à qualidade e quantidade do seu sono, e adotem medidas para melhorá-lo, como evitar a ingestão de bebidas estimulantes antes de dormir e criar um ambiente confortável e silencioso para dormir. (Precisa AI)