O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), Amélio Cayres (Republicanos), acompanhado de outros seis deputados participaram da consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), realizado nessa sexta-feira, 14, em Araguatins, na região do Bico do Papagaio.
O PPA é o instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo do Estado, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Executivo ao longo de um período de quatro anos (2024-2027). Para Cayres, a participação dos parlamentares é fundamental, já que a matéria será votada por eles, após ser discutida pela sociedade e concluída pelo Governo. “Não tenho dúvidas de que nossos deputados, conhecendo essas demandas, vão aprová-las na Assembleia. São dessas discussões que serão extraídas as demandas da população, de todas as regiões do Estado”, disse.
Demandas
Entre as demandas apresentadas pelos deputados ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), presente no evento, está a construção e pavimentação de rodovias – a exemplo da TO-010, entre Araguatins e Ananás –, a recuperação de outras rodovias; a implantação do curso de Medicina da Unirg; a extensão de cursos da Universidade do Tocantins (Unitins); e o acesso à internet em distritos, povoados e assentamentos da região. Para o governador Wanderlei Barbosa, as plenárias são fundamentais para o Governo entender as necessidades de cada região, apresentadas pela comunidade. “Assim, vamos planejar o Governo para os nossos quatro anos de mandato”, explicou o chefe do Executivo.
Wanderlei destacou também as demandas apresentadas pelos deputados estaduais, com ênfase para a Infraestrutura. “A região do Bico [do Papagaio] tem uma representação muito forte, com os deputados Amélio Cayres, Jair Farias (UB), Fabion Gomes (PL), Wiston Gomes (PSB), que têm nos provocado, buscando soluções para a região e todo o Estado”.
Primeira Consulta Pública
Com o lema Ouvir para Cuidar, a reunião entre governador, equipe do Governo, deputados e a população foi dividida em grupos de discussão dentro de sete eixos temáticos para avaliar, ponderar e escolher os principais desafios de cada um dos eixos para atender a região do Bico do Papagaio.
Após uma votação dentro de cada um dos eixos para eleger os três desafios mais importantes de cada área, os cidadãos foram convidados a participar da plenária final, com todos os temas debatidos, para eleger os principais desafios da região.
Os eixos temáticos definidos são: segurança, assistência social e cidadania; desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; gestão pública e governança; meio ambiente e mudanças climáticas; saúde e bem-estar; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura econômica e urbana.
Participantes
Além das autoridades já citadas, participaram do evento os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Alexandre Guimarães (Republicanos), Lázaro Botelho (PP) e Vicentinho Junior (PP); os deputados estaduais Valdemar Junior (Republicanos), Leo Barbosa (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos), Wiston Gomes e Fabion Gomes; secretários de Estado, prefeitos, vereadores e líderes políticos da região. (Dicom/AL-TO)