Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputado Moisemar Marinho solicitou audiência pública para debater série de assassinatos na capital

Deputado Moisemar Marinho solicitou audiência pública para debater série de assassinatos na capital Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus Deputado Moisemar Marinho solicitou audiência pública para debater série de assassinatos na capital Deputado Moisemar Marinho solicitou audiência pública para debater série de assassinatos na capital

O deputado Moisemar Marinho (PSB) solicitou na sessão matutina dessa terça-feira, 13, por meio de requerimento, a realização de uma audiência pública em Palmas para debater possíveis soluções da série de assassinatos na região sul da capital.

Em outro requerimento, o parlamentar sugere ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) que seja solicitada a presença da Força Nacional de Segurança em Palmas para coibir as ações dos criminosos.

Justificativa

Entre outras justificativas para a defesa de sua solicitação, Moisemar destaca que dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) mostram que do início deste ano até agora foram registrados mais de 80 homicídios em Palmas. O número representa 43,47% do total de assassinatos em todo o Estado.

O deputado afirma que diante desse cenário, a Assembleia Legislativa promova uma audiência pública para discutir o combate à onda de violência em Palmas. Tal iniciativa possibilitará a participação de representantes de órgãos de segurança, especialistas da área, autoridades competentes, membros da sociedade civil entre outros interessados para discutir as medidas necessárias com vistas ao enfrentamento do problema e garantir a segurança e o bem-estar da população.

Em seu requerimento, Moisemar solicita o apoio dos colegas para o deferimento do pedido. Se aprovado em plenário, será definida a data para a realização do evento.

Júnior Geo

Por sua vez, o deputado Professor Júnior Geo (PSC) foi à tribuna da Aleto e criticou o que classificou como falta de ação do Governo estadual para evitar as ocorrências com assassinatos na cidade. Segundo ele, os homicídios aumentaram 200% este ano na capital e que o governador convocou 60 policiais do interior para se somarem aos efetivos de Palmas. Uma atitude questionada pelo deputado, pois em sua visão deixa desguarnecidas cidades do interior do Estado.

Para Geo, o Governo precisa realizar um novo concurso público para a Polícia Militar, para aumentar o efetivo das forças de segurança. “Não sei se pensam segurança só como números e como gastos, mas segurança é investimento”, destacou o parlamentar.