Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Karla Silva/Sema-MT

Foto: Karla Silva/Sema-MT

Presente no 25° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Cuiabá (MT), o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, participou nesta quinta-feira, 15, do Encontro das Câmaras Setoriais do Meio Ambiente, Agricultura, Segurança Pública e Institutos da Terra.

A reunião teve como principal ponto a resolução da Carta de Cuiabá, documento que classifica as principais demandas sobre as políticas necessárias para as melhorias ao meio ambiente, combate à pobreza e desenvolvimento econômico nos estados da Amazônia Legal.

Segundo o secretário, a Carta deve auxiliar a construção do posicionamento do Brasil na Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os países que partilham o território da Amazônia, que ocorrerá em agosto deste ano, na cidade de Belém (PA).

“Esta reunião foi uma reafirmação da importância da união dos estados da Amazônia Legal”. A Carta de Cuiabá será analisada e em seguida validada pelos governadores da Amazônia em Assembleia Geral que ocorre nesta sexta-feira.

Assinatura Mercuria

Na ocasião, o secretário ainda explanou sobre a assinatura do Contrato de venda e certificação de créditos de carbono com a Mercuria Energy, assinado na Suíca, no último dia 05 de junho. Lelis destacou que "esta ação inovadora irá transformar o trabalho como o meio ambiente no estado”.

O 25ª Fórum reúne chefes e secretários estaduais dos nove estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia. O evento debate temas importantes como saúde, segurança pública e desenvolvimento sustentável na região. O Consórcio é presidido pelo Governador do Pará, Helder Barbalho, tratando-se de um importante instrumento de integração da região amazônica. (Secom/TO)