Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/MPTO

Foto: Divulgação/MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 15ª Promotoria de Justiça da Capital, firmou nessa terça-feira, 29, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/TO) para implementação de política de prevenção e combate ao assédio moral e sexual e à discriminação na corporação.

O acordo prevê ainda a implementação de mecanismos para evitar, detectar, investigar e punir eventuais crimes de assédio, principalmente os que possam ser praticados contra as mulheres. Os Bombeiros devem adotar, ainda, medidas de acolhimento e assistência às vítimas, em caso de ocorrências.

Após a assinatura do termo, os Bombeiros se comprometem a cessar, imediatamente, qualquer tipo de comportamento que possa configurar assédio moral ou sexual. A corporação deve também, em um prazo de seis meses, instituir uma política de prevenção e combate a atitudes que possam configurar esses tipos de crimes.

Entre outras providências a serem tomadas, está a criação de uma comissão para acompanhar a execução de um plano com o intuito de coibir práticas ilícitas na corporação, que prevê a elaboração de estudos, realização de palestras e distribuição de materiais gráficos com o objetivo de conscientizar os integrantes dos Bombeiros.

Assinaram o documento o promotor de Justiça, Rodrigo Grisi Nunes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias. (MPTO)