A equipe técnico pedagógica da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed) vivenciou na tarde dessa quinta-feira, 19, um proveitoso contato com a professora Rita Coelho, diretora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC). Participaram do evento a secretária executiva pedagógica, Maria Antonia Almeida, a diretora de Educação Infantil, Priscila Machado, e a superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa.
Socióloga, docente desde a educação básica ao ensino superior, uma das responsáveis pela elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) vigente e atualmente empenhada na gestão pública da política de educação infantil no país, Rita compartilhou sua paixão pela educação com os profissionais palmenses, respondeu questionamentos, dividiu sua experiência de educadora que conhece diferentes realidades da educação no Brasil e acompanhou a apresentação das práticas cotidianas e projetos desenvolvidos na rede municipal. “Palmas está avante e a frente em muitos temas”, disse.
Rita acompanhou a apresentação da estrutura da Diretoria de Educação Infantil e conheceu projetos institucionais da rede, como a Formação Interna de Docentes, Café Pedagógico, Busca Ativa, Índice de Desenvolvimento do Ensino Infantil de Palmas (Ideip), Conselho de Aprendizagem e Desenvolvimento (Cad), Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Circuito Cultural Infantil, Palmas para o Brincar, Berço de Talentos e Fecit, Mês da Infância, Projeto Árvore, Projeto Curumim, Mente Inovadora, Circuito A, Jogos da Infância, Festival de Artes e atividades de final de ano específicas de cada unidade.
Entre os debates, temas como a implementação do ensino integral na educação infantil e suas possíveis flexibilidades, datas específicas para visitação às unidades escolares, formação de professores, orientadores educacionais e supervisores, importância da visitação dos profissionais a outras unidades e inclusão escolar.
Rita Coelho parabenizou a competência e robustez da equipe para implementar a estrutura apresentada, se colocou à disposição da diretoria e deixou uma mensagem aos educadores palmenses: “Estamos educando crianças para um mundo que não sabemos como será. Para isso, é necessário que priorizemos o afeto, as brincadeiras e o contato com a natureza para esta geração que chega. E nestes quesitos Palmas está de parabéns”. (Secom Palmas)
(Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas)