O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), empossou nesta quarta-feira, 23, mais dez novos concursados em solenidade na sala de reuniões da Presidência da Casa. A primeira turma, também com dez concursados, foi empossada no dia 9 de abril.
Ao todo foram aprovados no concurso, realizado em 2024, 107 candidatos, os quais deverão tomar posse até julho de 2026. “Nossa missão é oferecer o melhor serviço público, e isso passa pelo concurso público e pelos novos servidores”, afirmou Amélio Cayres.
Ao dar as boas-vindas e parabenizar os novos funcionários, o presidente da Aleto lembrou a disposição da Diretora da Casa, juntamente com apoio de todos os demais parlamentares, em realizar o processo para efetivar novos servidores após um período de quase 20 anos sem concurso público.
Os demais deputados Júnior Geo (PSDB) e Moisemar Marinho (PSB) também deram boas-vindas aos empossados e reconheceram o esforço do presidente pela realização da seleção. O ato também contou com a presença do diretor da Escola do Legislativo, Júlio da Silva, que está coordenando as ações de recepção dos novos concursados.
Dentre os empossados, os presentes destacaram o caso da servidora Lila Ayres, ex-servidora efetiva do Executivo cedida há anos para o Legislativo Estadual. Lila foi a única servidora que já trabalhava na Aleto aprovada no certame.
Depoimento
Ao falar em nome dos empossados, o jornalista Rodrigo Martins disse que o primeiro sentimento é de gratidão e que entre os objetivos de entrar no serviço público está a estabilidade na carreira. No entanto, destacou que durante as visitas às dependências da Aleto perceberam que a Casa oferece, além de estabilidade, um ambiente de acolhimento.
“Chegar aqui e descobrir muito mais que a expectativa inicial, esse ambiente de trabalho, essa estrutura que a Casa oferece, principalmente esse clima de pessoas que se orgulham de fazer parte desse trabalho, é gratificante”, disse.
“Agradeço ao presidente e a comissão organizadora, pois particularmente nem esperava que fosse ter um concurso da Assembleia, e quando vi o edital publicado foi uma alegria, por ser uma boa oportunidade para se trabalhar”, concluiu.
Convocações
Dos 107 aprovados, 40 já foram chamados por meio dos Decretos nº 636 e nº 367, assinados em 26 de fevereiro, sendo 28 de ampla concorrência, oito cotas para pessoas negras e quatro para pessoas com deficiência.
Entre os cargos preenchidos estão:
- 14 técnicos legislativos (assistência administrativa, audioeditoração, cinegrafia, fotografia, segurança no trabalho e tradução em Libras);
- 5 servidores de polícia e segurança II;
- 19 analistas legislativos (Auditoria, Contabilidade, Direito, TI, Jornalismo, Medicina e Psicologia);
- 2 procuradores jurídicos. (Aleto)