Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva Festejo de Nossa Senhora do Rosário Festejo de Nossa Senhora do Rosário

Uma grande festa acontecerá em Monte do Carmo, a 89 km de Palmas, a partir desta terça-feira, 15, para homenagear a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, incluindo ainda os festejos de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo. O evento, que se estenderá até sexta-feira, 18, é uma realização da Prefeitura local e conta com o apoio da Fundação Cultural do Tocantins.

Anteriormente conhecida como Festa Geral do Carmo, os Festejos do Carmo tem como principal característica à realização das três festas em uma só, a do Divino Espírito Santo e das duas santas. Esta união dos festejos se deve principalmente para facilitar a participação dos moradores, especialmente os da zona rural.

Os Festejos se iniciam com alvorada festiva, às 5h, e prosseguem às 19h30, com missa e novena. Na quarta-feira, 16, às 7h, haverá a cavalgada pela cidade, com início do trevo de saída para Porto Nacional. Às 8h, acontecerá à missa solene para padroeira, e a partir das 10h30, estarão sendo realizados os batizados.

Divino Espírito Santo

Para a solenidade do Divino Espírito Santo, também no dia 16, às 10h, haverá a saída da Folia das Mulheres, com chegada prevista para as 17h. Às 19h30, acontece a Missa de Coroação do Imperador, que neste ano será Gildiney Pereira Amaral. Na sexta-feira, 18, às 8h, acontecerá a Missa do Divino Espírito Santo, e a partir da 10h, os batizados.

Nossa Senhora do Rosário

Na solenidade de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos negros, na quinta-feira, 17, acontece, às 14h, a Caçada da Rainha. Às 19h, as coroações do Rei e da Rainha, que neste ano serão Felício Parente e Cinthia Parente. É na solenidade de Nossa Senhora do Rosário que tem a participação dos congos (grupo folclórico formado só por homens) e das taieiras (dançarinas do Rei) de Monte do Carmo.

Fonte: Fundação Cultural