Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A empresa de telefonia celular Brasil Telecom foi a líder de reclamações dos consumidores no último mês do ano, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgados nesta segunda-feira, 19.

De 1º a 31 de dezembro, o índice de reclamações da empresa na Central de Atendimento da Anatel foi de 0,529 (a cada mil assinantes). Em segundo lugar nas reclamações vem a TIM com 0,440, seguida pela Oi com 0,342, CTBC com 0,332 e Claro com 0,248.

Ranking

Entre novembro e dezembro de 2008, seis das nove operadoras de serviço móvel pessoal analisadas apresentaram queda no índice de reclamações, enquanto as demais apresentaram alta.

Já em um ano, o indicador aumentou para a Brasil Telecom, Oi, Claro, Amazônia Celular e Sercomtel Celular, com queda para as demais operadoras.

Telefonia fixa

No último mês do ano passado, a Telefônica foi a líder de reclamações dos consumidores entre as operadoras de telefonia fixa na modalidade local, com índice de 1,253 a cada mil assinantes. Embratel e Brasil Telecom vieram em seguida, com 1,107 e 0,894, respectivamente.

Na modalidade de longa distância nacional, a GVT ficou com o primeiro lugar do ranking, com índice de reclamações de 0,087, seguida da Telefônica (0,062) e da Intelig (0,047).

 

Da redação com informações InfoMoney