Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A presidente do Tribunal de Justiça  do Tocantins (TJ-TO), desembargadora Willamara Leila, deu posse na tarde de ontem, sexta-feira, 16, no cargo de Juiz Substituto do Estado, a Jefferson David Asevedo Ramos. A solenidade de posse foi realizada na sala Vip do Tribunal Pleno e contou com as presenças do vice-governador do Estado Eduardo Machado, no ato representando o governador Carlos Henrique Gaguim, e do secretário de governo da Prefeitura Municipal de Palmas, Darci Coelho, representando o prefeito Raul Filho.

Em seu discurso a presidente disse que os magistrados tem uma missão nada fácil, que é julgar os semelhantes. “Isso não nos faz pessoas diferentes ou especiais, mas sim pessoas com um grau maior de responsabilidade com a nossa consciência. Enfrentamos muitos desafios, mas se tivermos compromisso com a Comarca e os jurisdicionados, agirmos com firmeza de caráter e com ética, é possível superá-los e realizar um bom trabalho”, afirmou Willamara.

Ainda em seu discurso, a presidente citou trecho do livro “Ética Geral e Profissional”, de José Renato Nalini, palestrante do Encontro de presidentes dos tribunais de justiça do Brasil, realizado recentemente em São Paulo. “Algo que poderia fazer com que o juiz abreviasse o tempo dos processos seria o compromisso ético de solucionar as lides postas sob sua apreciação, na certeza de que elas revestem aflições humanas”. Esta verdade, disse, traduz a necessidade da entrega de justiça rápida, anseio de todos os que se socorrem do Judiciário.

Em seu discurso, o Vice-Governador, Eduardo Machado, elogiou o Judiciário do Estado e reforçou o bom relacionamento institucional entre os Poderes. “Trago aqui um abraço do governador Carlos Henrique Gaguim, que está nos representando no Fórum de Governadores da Amazônia Legal”, afirmou.

Após proferir juramento, o Juiz agradeceu a presença da família, representada pelo pai Amauro David Ramos e pela namorada Heloísa Martins Soares, e mostrou satisfação em assumir o cargo. “Espero superar as expectativas que as pessoas que se encontram ao meu lado depositaram em mim”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Bernardino Lima Luz, o Desembargador João Alves da Costa, a Diretora do Fórum de Palmas, Ângela Prudente, o Presidente da Associação dos Magistrados (ASMETO), Allan Martins Ferreira, e os Juízes de Direito, Márcio Ricardo, Nelson Coelho Filho e Agenor Alexandre das Comarcas de Arraias, Palmas e Cristalândia, respectivamente.

Perfil

Jefferson David Asevedo Ramos, 33 anos, nasceu em Manaus (AM). Formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde residia. Atuou como Assessor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte e obteve êxito nos concursos para Procurador da Câmara Municipal de Goiânia, Analista do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e Analista da Justiça Federal. Antes de assumir a magistratura, Jefferson Ramos ministrava aulas para três instituições de cursinhos preparatórios para concursos e exercia o cargo de Procurador da Câmara de Goiânia.

Da redação com informações Ascom TJ-TO