Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

As palestras “Gestão do Poder Judiciário”, proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, e “O Estado da Arte da Aprendizagem à Distância”, ministrada pelo professor doutor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância marcaram oficialmente, nesta segunda-feira (29/03), as atividades do Curso de Formação e Aperfeiçoamento em Gestão do Judiciário.

A aula magna foi realizada no estúdio da Escola Judiciária, sendo transmitida, ao vivo, para os 1.598 servidores inscritos no curso, em telessalas instaladas nas 42 comarcas do Estado.

Na cerimônia de abertura, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Willamara Leila, destacou a importância da Escola Judiciária na capacitação dos servidores, defendendo o papel social do Tribunal na formação continuada.

De acordo com a desembargadora, todos ganham com o aperfeiçoamento do corpo técnico do judiciário. “Acredito firmemente que tudo passa pela educação. O Tribunal de Justiça pretende investir na capacitação dos servidores para que o cidadão tenha o atendimento que merece”, enfatizou.

A presidente destacou ainda que o curso gestão do judiciário será avaliado, a cada final de módulo, a fim de se ter diagnóstico real de abrangência e aproveitamento.

Palestras

Na palestra, o ministro Luis Felipe Salomão fez um retrospecto da história do judiciário desde a sua criação, suas mudanças e desafios até os dias atuais. “Hoje o Judiciário tem papel fundamental na democracia brasileira, é o que os sociólogos chamam de lugar simbólico da democracia”, afirmou o ministro frisando que cada vez mais o judiciário ocupa lugar que deveria ser das famílias, dos partidos políticos e da sociedade. “Esse é o nosso desafio, porque temos que observar essa nova responsabilidade com a estrutura ainda antiga”.

Segundo o ministro, a trajetória do poder judiciário é ascendente, prova disso é a realização do curso empreendido pelo Tribunal de Justiça que trará um aprimoramento para os servidores e consequentemente melhorará a prestação jurisdicional.

Já o professor Fredric Litto falou sobre a complexidade da aprendizagem na sociedade atual e as novas formas de trabalhar a educação. “A forma mais conveniente e mais flexível de aprendizagem é a educação a distância”, disse. De acordo com o palestrante, a educação formal, como conhecemos hoje, é lenta demais para atender as necessidades da sociedade e a educação a distância é o caminho para atender a essa nova demanda, em que o aprendizado não se limita apenas à sala de aula convencional. “A tecnologia permite uma educação diferente para cada aprendiz, com mobilidade de conhecimento”, destacou.

Estiveram presentes no evento, a esposa do palestrante Fredric Litto, Inês Maria Litto, o corregedor geral de justiça, desembargador Bernardino Lima Luz, a diretora geral do TJ-TO, Rose Marie de Thuin, diretora da Escola Judiciária, Maria Luiza Nascimento, o procurador geral do Estado, Haroldo Rastoldo, procurador de Palmas, Antônio Luiz Coelho, o procurador geral de justiça, Clenan Renault de Melo, a defensora pública geral, Estellamaris Postal, os juízes, Gil Correia, Célia Regina (juíza corregedora), Luiz Otávio e Allan Martins (presidente da Asmeto), a diretora da Organização Jaime Câmara, Fátima Roriz, e o jornalista Cleber Toledo.

Honraria

Após o evento, a presidente Willamara Leila, recebeu os convidados no gabinete onde foi mostrado o vídeo institucional do Tribunal de Justiça, com as conquistas e desafios do judiciário do Estado.

Como forma de homenagear o ministro Luis Felipe Salomão e o professor Fredric Litto pela visita uma placa de honra foi descerrada e ficará registrada na galeria de visitantes ilustres do Tribunal de Justiça.

As visitas também foram grafadas no livro de registro de notáveis do Tribunal.

Fonte: Assessoria de Imprensa TJ-TO